Cerca de mil pessoas passaram este fim-de-semana pela Rural Arcas, a Feira dos Produtos da Terra.
Nem o frio, nem a austeridade demoveu as pessoas que há dez anos são presença assídua neste certame.
Há uma década a promover a gastronomia e o artesanato da região, a Rural Arcas tem pernas para continuar por muitos mais anos.
Os cerca de 22 expositores presentes nesta edição falam que vale a pena fazer esta feira e saem satisfeitos com o negócio.
“Este ano acho que veio mais gente fora do concelho. A mim o negócio correu-me muito bem. Tenho fumeiro, artesanato, pão caseiro, licores.”
“Sinto-me bem aqui. Tenho aqui muitos amigos e não deve haver aqui tasca que sirva tão bem. Vale sempre a pena vir aqui, nem que seja para participar. É tudo caseiro. Se a feira não me dá prejuízo porque é que não vou continuar a participar? Claro que vou continuar.”
Manuela Rosário é uma expositora estreante na Rural Arcas e diz que é uma boa oportunidade para promover os produtos.
“Vim ver como era, por curiosidade. É a primeira vez, aqui ainda não conhecem bem o meu produto e há muita concorrência. Para ser uma aldeia, não sei quantos habitantes tem mas conseguiram juntar aqui muita gente. O incentivo maior deve ser para o fumeiro, os licores são um acréscimo. Vale sempre a pena, é sempre uma oportunidade.”
Esta edição foi a última para Artur Parreira enquanto presidente da junta de freguesia das Arcas.
O responsável pelo nascer da Rural Arcas fala num saldo positivo.
“Tem sido positivo. Uns anos mais fracos porque as vezes o tempo dá cabo de tudo. Já é uma feira conhecida. Mantive sempre a minha ideia de fazer no último fim-se-semana de Fevereiro quem vier pode-a mudar para mais atempadamente por causa das montarias ou para mais tarde. As montarias é que originaram esta feira. É um dia diferente para a aldeia das Arcas.”
O vice-presidente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros, sustenta que estas feiras promovem o que de melhor se produz na região.
Duarte Moreno refere que a Rural Arcas é uma feira bem consolidada e está há dez anos a cativar as pessoas.
A Rural Arcas conta um orçamento de oito mil euros, comparticipados em 1500 euros pelo município.
A tarde de Domingo contou com a animação da Rádio Onda Livre e com o seu programa Feiras e Festas.
Escrito por Onda Livre