Manuel Melo vence prova inaugural do Open Regional de Maratonas – BTT Azibo

 

Cerca de 180 amantes do ciclismo marcaram o arranque do Open Regional de Maratonas com o BTT Azibo.

Este domingo, os amantes do pedal percorreram uma Maratona de 68 km e uma Meia-Maratona de 43 km, tendo como pano de fundo as paisagens da Albufeira do Azibo.

No final, Luís Santos, da organização fez um saldo positivo de mais uma prova de ciclismo por Macedo de Cavaleiros, que contou com participantes de todo os Trás-os-Montes e em que os vizinhos espanhóis são já aficionados habituais.

microfone

“Correu muito bem, toda a gente chegou. O São Pedro podia ter sido um pouco mais amigo mas mesmo assim não tivemos muito mau tempo. Já contávamos com isto. Vieram várias pessoas de vários pontos do distrito e não só, vieram pessoas do distrito de Vila Real, também tivemos pessoas de Espanha. Os espanhóis aderem bastante a este tipo de eventos.”

A idade média dos participantes ronda os 30 anos.

E porque praticar desporto ainda não paga imposto, Luís Santos sublinha que pretende continuar a fomentar a modalidade e a cativar as camadas jovens para o BTT.

microfone

“Continuo a fomentar este tipo de atividade, eu gosto muito de praticar e gosto de ter aqui esta nuvem humana que hoje nos veio cá visitar. Acho que agora só já se fala em crise, se calhar a única crise que não há é na boa vontade das pessoas, isto faz-se porque as pessoas gostam e vale sempre a pena porque é isto que temos de bom, ao fim os convívios entre nós todos. É um desporto saudável, não poluímos, não gastamos combustível mas é um desporto que também já fica caro porque as bicicletas e os equipamentos já ficam caro. De qualquer forma é um desporto muito saudável e as pessoas, os jovens, deviam aderir mais porque se nota que a média das idades entra na casa dos 30 anos.”

Ao pódio para receber o troféu de vencedor da Maratona subiu, em primeiro lugar, Manuel Melo de Chaves, em segundo ficou Pedro Fragoso, de Vila Pouca e em terceiro, Francisco Travassos de Mirandela.

É a segunda vez que Manuel Melo, da equipa Rompe Trilhos, vence esta maratona do Open Regional BTT Azibo e já pensa na Taça de Portugal

O ciclista fala das dificuldades do percurso e revela que não foi fácil terminar o sprint em 1º lugar. 

microfone

“O percurso era um bocado duro devido ao mau tempo, havia muita lama. A nível técnico não era muito fácil porque tinha um estradão muito grande e tinha subidas um bocado longas. Correu bem. Salvo erro já é a segunda prova que venço aqui. As paisagens são diferentes, já conhecia de outros anos, o percurso já passou por lá em outros anos e é tudo muito bonito. As maiores dificuldades foram a lama e algumas subidas que eram muito acentuadas. Vínhamos sempre dois, venci no sprint final.”

A Meia-Maratona foi conquistada por Nuno Montanha, de Chaves e o segundo lugar foi para Quintério de Mirandela.

Uma organização a cargo da Associação Cultura Desportiva e Recreativa da Bela Vista.

A próxima prova do Open Regional de Maratonas de BTT é a 7 de Abril em Bemposta, concelho de Mogadouro.

 

Escrito por Onda Livre