Quatro grupos subiram ao palco do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros para celebrar o V Encontro de Teatro Amador

 

O Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros encheu para receber o V Encontro de Teatro Amador.

A paródia e a boa disposição cativaram os macedenses para mais um espetáculo de teatro, organizado pela AJAM, Associação Juvenil dos Artistas Macedenses.

Ao palco subiram quatro grupos, entre eles a Companhia Efémera do Colégio Ultramarino de Nossa Senhora da Paz, de Chacim, o Grupo de Teatro Escolar de Mirandela, o Grupo de Teatro da escola Emídio Garcia de Bragança e fechou com a entrada em cena dos atores da AJAM.

Caminhando em prol do teatro e da sua valorização, é o objetivo, como sustenta o diretor artístico da AJAM, Acácio Pradinhos.

microfone

“Aquilo que dá para ver ano após anos é a partilha de experiências. Eu, como professor de Teatro na escola há pelo menos 15 anos, acredito que é lá que está o laboratório para germinarem as sementes que vão dar origem a amantes de teatro ou a novos públicos. Esta aposta no teatro escolar, feita nestes últimos dois/três anos, está a ganhar. Tivemos casa cheia, os miúdos arrastam os seus familiares, os seus amigos, os seus pares e o resultado é este. Nós já experimentamos com bons grupos de teatro amador, com bastante experiência, só não são profissionais porque tem as suas vidas paralelas à atividade teatral, grupos com grande qualidade mas que não mobilizam tanta gente como os jovens. É a na juventude que devemos apostar.”

A aposta para a sua dinamização deve recair sobre os jovens e Acácio Pradinhos acredita que o teatro amador está a ganhar cada vez mais adeptos.

microfone

“O teatro amador é um tipo de teatro mágico, diferente e eu com a experiência que tenho, o maior disparate que fiz é tentar aproximar o teatro amador do profissional, são incompatíveis. O teatro amador é feito por gente que tem uma determinada possibilidade, só pode fazer determinadas coisas, pedir mais do que isso pode ser complicado. Os jovens têm as suas vidas, as suas responsabilidades, os seus estudos, com o teatro devem acima de tudo aprender a estar, a ser, a partilhar com os seus colegas experiências, respeitarem, tolerarem e interagirem, chama-se a isto socialização, ultrapassar bloqueios, apreender a comunicar, exteriorizar emoções. É isto que faz o teatro, é isto que nós pretendemos fazer,”

O calendário das comemorações do mês do teatro termina a 12 de Abril com o “Café Teatro” na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros.

 

Escrito por Onda Livre