Foi a vez dos atletas mais pequenos da Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros brilharem.
No passado sábado três atletas da associação macedense deslocaram-se a Mirandela disputar o Campeonato Regional de Light-Contact e Light-Kick (cadetes, iniciados, juvenis e juniores).
João Vítor Pires, Bruna e Rafaela Correia sagraram-se campeões distritais e obtiveram o apuramento para o campeonato nacional.
Luís Durão, presidente da associação, ficou muito satisfeito com a participação dos seus atletas.
“Portaram-se muito bem. Nós inscrevemos três atletas e os três foram campeões regionais. Fizeram três combates, venceram os três e foram todos campeões. foi muito bom porque tínhamos duas atletas pela primeira vez a fazerem estes campeonatos, já tinham jogado na Taça de Portugal, tinham-se portado muito bem e foram campeãs regionais. Isto deu-lhes alguma experiência, participaram a semana antes na taça, fizeram bons combates. O apuramento para os nacionais era o objetivo a atingir, conseguiram mais que isso, conseguiram ser campeãs.”
Luís Durão afirma que os atletas mais pequenos têm grandes exemplos dentro da associação e isso também é um fator de motivação.
“Eles treinam durante muito tempo, se não houver uma competição é mais difícil terem motivação e irem aos campeonatos e não ganharem para eles é muito mau. Neste caso têm conquistado muitos títulos, veem os grandes conquistar, tem bons exemplos dentro da sala de treino e conseguem repetir, conseguem ser campeões ao serem apoiados pelos grandes. É muito bom, muita motivação. É bom porque vão continuar, no final deste mês temos os nacionais e vão com a moral em cima, é mesmo muito bom. Pela logica se eles continuassem tornavam-se grandes atletas, agora vamos ver quantos continuam. É muito difícil manter atletas durante muito tempo porque muitos são estudantes e quando acabam os estudos voltam para casa, outros são de cá e quando começam os estudos fora vão embora e abandonam os treinos. Partindo do princípio que vão continuar é muito bom terem uma base alargada, com títulos, com muitas participações. Quando forem grandes vão ser atletas excecionais, é isso que nós esperamos.”
No último fim-de-semana de Maio sete atletas da Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros irão participar no Campeonato Nacional em Anadia.
O presidente da associação refere que este é o ano em que conseguiram o maior número de atletas apurados.
“No último fim-de-semana de Maio, 25 e 26, em Anadia, são dois dias de prova. É a prova máxima, o campeonato nacional, temos sete atletas apurados de oito possíveis. É histórico porque é o ano em que apuramos mais atletas por isso estamos confiantes que iremos ter uma boa participação. Os atletas apurados já fizeram grandes participações este ano nos campeonatos regionais e na taça de Portugal. Dos sete atletas tivemos um vice-campeão regional e seis campeões regionais, o que é muito bom.”
Desde os atletas mais pequenos até aos sénior, a Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros continua a amealhar títulos.
Escrito por Onda Livre