A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo está inserida na candidatura à maior Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Europa.
Um projeto ibérico que pretende ser um motor impulsionador de desenvolvimento económico, social e cultural através de uma gestão conjunta dos espaços naturais.
O presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros vê com esperança mais esta ideia de carater transfronteiriço.
Beraldino Pinto sublinha que a ideia é reforçar a visibilidade do território através dos recursos naturais visando um melhoria das condições de vida das populações.
“Esperamos que a nova visibilidade da reserva da biosfera neste território faça com que o número de visitantes aumente, que isso se faça sentir em termos económicos e socais. O primeiro objetivo de todo este processo é a melhoria das condições de vida das pessoas, a preservação do território mas sempre numa perspetiva de melhoria das condições de vida e isso implica intervir na área da economia, do emprego e é uma oportunidade de acrescentar esta mais-valia ao território”, sustenta o autarca macedense.
“Aproveitar as condições existentes que o território tem, dar-lhe visibilidade, dar-lhe notoriedade, tornar esta singularidade visível pelas pessoas e cativar os visitantes, cativar os mercados turísticos. No turismo de natureza que valoriza e premeia a qualidade ambiental, a identidade cultural e fazer deste tipo de turismo uma atividade económica com impacto real nas pessoas, nas empresas e nas famílias”, sublinha.
Beraldino Pinto acredita que o território comunga de condições para conseguir ser a maior Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Europa.
“Esta é uma grande reserva da biosfera, quer em território, quer em termos das condições que oferece, em termos de biodiversidade mas também em termos culturais, em termos de singularidades e tem uma escala que lhe permite impor-se na rede das redes de biosfera. Esperamos que isso venha a acontecer, que se concretize. Sabemos que uma reserva da biosfera é um processo, é um caminho que se vai fazendo. O reconhecimento de um território como reserva da biosfera é o início de um processo com o envolvimento de toda a gente mas é o conseguir uma marca para o território de grande qualidade, de grande prestígio, que é a marca da UNESCO”, sustenta, Beraldino Pinto.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial – ZASNET é a entidade promotora e a responsável pela candidatura à UNESCO.
Margarida Rodrigues refere que será constituída por quatro parques naturais de Portugal e Espanha e diversos espaços da REDE NATURA, como o Rio Maçãs e a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo.
“O projeto engloba quatro parques naturais: o Parque Natural de Montesinho, Parque Natural da Sanábria, Parque do Douro Internacional e Parque Natural de los Arribes del Duero. Constituem quatro parques naturais e diversos espaços classificados em Rede Natura. São mais de 38 espaços naturais protegidos. A paisagem protegida da Albufeira do Azibo, da parte de Espanha na província de Zamora tem as Lagunas de Vilafafila, a Serra da Culebra, o Rio Maças e Afluentes, Rio Manzanas e afluentes. Há inúmeros espaços na área territorial com uma grande biodiversidade”, destaca.
Declarações proferidas à margem de um seminário denominado, “Biosfera Transfronteiriça” que decorreu no Ecopark Azibo, situado no Núcleo de Salselas, em Macedo de Cavaleiros.
Presente neste seminário esteve o presidente da Câmara Municipal de Santana, na Madeira, onde existe uma Reserva Mundial de Biosfera desde junho de 2011.
Rui Moisés realça as vantagens de pertencer a uma reserva da biosfera.
“A reserva tornou-se um ponto com ainda mais visitantes porque é um local que promove a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade em termos de património. Potencia muito o turismo de qualidade, não o turismo de massas mas um turismo virado para o eco turismo para a observação das aves, para o turismo de mar, para o turismo ligado à astronomia, à observação celeste, para as caminhadas a pé, os percursos terrestres. No fundo é aquilo que nós chamamos de eco turismo, turismo sustentável”, explica o autarca madeirense.
O projeto está na fase final da elaboração técnica da candidatura daquela que, a ser aprovada será a maior Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Europa.
Escrito por Onda Livre