Manter um estilo de vida saudável, associado a uma alimentação regrada e à prática regular de exercício físico são alguns dos fatores que contribuem para a prevenção da diabetes e dos Acidentes Vasculares Cerebrais.
É com este intuito que a Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança realiza a 3ª sardinhada.
A presidente, Margarida Pires salienta o contributo da sardinha na prevenção de doenças cardiovasculares.
“Esta sardinhada é para toda a população em geral, em particular para os sócios da associação. Esta sardinhada é para dar continuidade ao plano de atividades que a associação traçou para 2013. Esta atividade tem o intuito de criar um convívio entre as pessoas que aderem e também apelar para o consumo de peixe. A sardinha tem um grande contributo na prevenção das doenças cardiovasculares, para as pessoas que, infelizmente, não gostam de sardinhas temos carne como alternativa.”
Visando uma maior consciencialização das pessoas para um estilo de vida saudável e assim evitar contrair a diabetes, esta data marca o calendário de atividades anuais da associação com sede em Macedo de Cavaleiros.
Uma boa alimentação e a prática de exercício físico são aspetos intrínsecos à Sardinhada e enfatizados por Margarida Pires.
“Não se pode abusar, nem nas sardinhas nem na carne. A sardinhada tem como objetivo o convívio, onde as pessoas comem (apelo ao não abuso), depois disso temos a animação onde se faz o desgaste de alguns excessos. Vai ser uma atividade de convívio onde entra a parte da alimentação e do exercício físico. O próprio convívio alivia o stress, que é um dos fatores permanentes em termos de doenças cardiovasculares e da diabetes, para o seu descontrole ou aparecimento.”
São esperadas cerca de 150 pessoas para muita confraternização nas tasquinhas do Parque Municipal de Exposições.
A animação está uma vez mais a cargo da Rádio Onda Livre.
Escrito por Onda Livre