A Albufeira do Azibo acolheu o 3º Encontro de Bombeiros Mergulhadores, onde participaram cerca de meia centena de bombeiros mergulhadores de todo o País.
Esta atividade foi organizada pelo Grupo de Mergulho da Secção Desportiva dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros e pela Associação Humanitária.
Na corporação macedense são cerca de 30, os bombeiros mergulhadores.
Gil Angélico, presidente da secção desportiva, relata o percurso que os mergulhadores tiveram que realizar.
“Com este encontro nacional pretendemos cruzar informação, uniformizar procedimentos, criar um treino para que em situações reais o pessoal esteja bem preparado. Na albufeira temos as condições ideais para fazer mergulho e um treino em águas paradas. Eles têm um percurso com alguns obstáculos, vão passar por alguns túneis, alguns sedimentos que acabam por se levantar e criam algumas dificuldades na visibilidade. Isto é bom para que em situações reias, em que a visibilidade está reduzida nos sentirmos à vontade dentro de água. O objetivo é esse, uniformizar procedimentos e trocar experiência. Todo o percurso é realizado debaixo de água, a cota máxima anda perto dos 10 metros, não temos grandes profundidades até porque a água ainda não está a temperaturas que nos permitam afundar muito mais.”
O presidente admite que o número de participantes ficou aquém do esperado, apesar disso, Gil Angélico afirma que o encontro teve sucesso e é para repetir.
“O balanço final é positivo, contudo não tivemos o número de inscritos que esperávamos, estivemos perto da meia centena mas pensávamos que íamos ter mais gente. O feedback que recebemos dos participantes é positivo, as pessoas gostaram do mergulho, foi proveitoso, o encontro teve sucesso e é algo que temos que repetir. Tivemos bombeiros de algumas corporações que mergulham em situações de resgate e emergência. Foi possível trocar experiências e ideias, sabermos quais os procedimentos que eles costumam utilizar, quais os que nós costumamos utilizar, ver quais são os mais eficazes e treinarmos para que em situações reais estejamos melhor preparados.”
O 3º Encontro de Bombeiros Mergulhadores terminou com balanço positivo e com a promessa de continuidade.
Escrito por Onda Livre