O exame nacional de 12º da disciplina de português decorreu dentro da normalidade em Macedo de Cavaleiros.
O conteúdo do exame surpreendeu a maior parte dos estudantes macedenses.
Fernando Pessoa foi o autor escolhido para os dois textos em análise do exame.
Vários alunos afirmam que o exame foi mais fácil do que esperavam.
“Eu não diria que era fácil mas com atenção fazia-se. A principal dificuldade foi a gramatica o resto era só interpretar.” – Duarte Dias.
“Não era muito difícil, não era o que eu estava à espera. Saiu muito de Fernando Pessoa e eu pensava que iriam intercalar isso com Lusíadas ou a Mensagem. Tanto o texto A como o B era de Fernando Pessoa e por isso é estranho, com tantos conteúdos. Não saiu nada de Memorial do Convento, dos Lusíadas, da Mensagem, não estava à espera que só incidisse em Fernando Pessoa.” – Raquel Alves.
“Estava à espera que saísse mensagem mas não saiu. Tornou o exame mais fácil.” – Cátia Leonardo.
A surpresa das obras escolhidas foi unânime mas nem todos os alunos acharam o exame fácil.
“Foi um bocado mais difícil do que o normal mas não era difícil.” – Lorena Alves.
“Correu mais o menos, achei mais difícil do que estava à espera. Este ano escolheram algumas obras mais difíceis mas correu bem. Estávamos preparados, desde o início do ano que nos temos preparado com os nossos professores para que tudo corresse bem.” – Luís Honrado.
“Correu bem, era o que estava à espera. Preferia que tivesse saído outra matéria mas Fernando Pessoa é acessível.” – Carina Fernandes.
“Foi normal, era o que estava à espera apesar de só ter saído Fernando Pessoa. Não é estranho mas podia ter saído Fernando Pessoa no texto A e no texto B outro autor. De certa maneira, foi bom.” – Verónica Alves.
Apesar da greve anunciada, os alunos macedenses não sentiram qualquer dificuldade na altura de fazer o exame.
Escrito por Onda Livre