Vale Prados inaugurou o Centro Cívico

 

A freguesia de Vale Prados, em Macedo de Cavaleiros inaugurou, ontem, o Centro Cívico com uma cerimónia de bênção do espaço.

Um local multifuncional, situado ao lado da igreja paroquial e que vai servir também de capela mortuária.

O Centro Cívico era há muito uma necessidade da aldeia e que após quase quatro anos está concluído.

O presidente da Junta de Freguesia, Rui Santos sustenta a polivalência do espaço.

microfone

“A capela mortuária fazia falta na freguesia, quando falecia alguém tínhamos que por na igreja ou em casa de particulares, a partir de hoje temos um sítio próprio, digno para os nossos entes queridos que faleçam. Vamos abrir à população as casas de banho públicas, diariamente terá um horário de funcionamento para as pessoas poderem usufruir. Temos também uma sala multiusos que será utilizada em reuniões de assembleia, de freguesia, de caça e de outras associações que existam na freguesia e mesmo de particulares. Servirá também para a catequese porque houve pessoas a queixarem-se que a igreja era muito fria. É mais uma riqueza para a nossa freguesia.”

Erguer o Centro Cívico só foi possível graças ao contributo da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e de toda a comunidade que generosamente deu o seu contributo.

microfone

“Contratamos duas pessoas pelo Centro de Emprego e sempre baixou os custos do projeto em si. O município de Macedo ajudou, algumas comissões de festas, mesmo particulares e a Junta de Freguesia. O Padre José António deixou o Santíssimo Ressuscitado na nossa casa mortuária.”

O presidente da Câmara Municipal esteve na cerimónia de bênção do Centro Cívico.

Beraldino Pinto salienta a importância deste espaço polivalente para Vale Prados.

microfone

“Eu diria que é indispensável que uma freguesia como Vale Prados possa dispor de uma Capela Pascal onde possa homenagear os seus defuntos. A bênção deste espaço é um marco importante em termos das infraestruturas da freguesia e todas as restantes valências do edifício são importantes. Por outro lado corresponde também a uma requalificação urbana deste espaço, desta praça nobre, que precisa de continuar com esta reabilitação mas esta intervenção já por si têm referência. É uma infraestrutura importante.”

Beraldino Pinto enalteceu ainda o contributo e o empenho de toda a comunidade na construção do Centro Cívico.

microfone

“Vale a pena juntar o esforço do investimento municipal, da freguesia, dos cidadãos. Aqui deu-se a particularidade de haver uma doação de parte do terreno por parte de uma família. Esta entreajuda, este investimento coletivo, este empenhamento de uma comunidade merece ser destacado. Eu diria que Vale Prados hoje está duplamente de parabéns.”

O Centro Cívico de Vale Prados, onde vai funcionar a capela mortuária da aldeia é um investimento de cerca de 70 mil euros.

 IMG_6076 IMG_6077 IMG_6078 IMG_6079 IMG_6080 IMG_6085 IMG_6087

Escrito por Onda Livre