“Macedo em Movimento” está de regresso para animar as férias das crianças e jovens macedenses.
Estes campos de férias são organizados pelo Grupo Desportivo Macedense em parceria com o Projeto Laços, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e a Santa Casa da Misericórdia.
André Vaz, coordenador dos campos de férias, fala do objetivo desta atividade que já dura há cerca de 12 anos.
“O objetivo do Macedo em Movimento é proporcionar aos jovens do concelho uma ocupação saudável e de salutar durante as interrupções letivas, tanto na Pascoa como no Verão. Nós sabemos que é uma altura muito complicada para os pais que não tem onde deixar os filhos. Sabemos que o período de férias de Verão é muito alargado, os miúdos têm poucas atividades para fazer, o período de férias com os pais também é muito limitado, pelo que, Macedo em Movimento vem colmatar essa necessidade sentida pela população. Com isto, os pais podem deixar os jovens e sabem que os vão deixar num campo onde se vão desenvolver pessoal, social e culturalmente. Os campos têm várias vertentes: desportiva, lúdica, recreativa, cultural; e por isso estes campos são muito completos e muito complexos. Quando as crianças e os jovens estão nos campos de férias, os pais estão descansados porque sabem que estão a ser acompanhados por uma equipa profissional e credenciada.”
André Vaz refere algumas das atividades que as crianças poderão realizar durante as férias.
“Nós tentamos que todos os dias haja uma atividade aquática, salvo uma ou outra situação pontual. Por exemplo: se de manhã fazem uma atividade cultural, durante a tarde vão para o Azibo ou para a piscina. Sabemos que no verão as crianças gostam de estar na água pelo que tirando atividades de dias completos, há sempre uma componente de água em cada dia do campo de férias. Temos ateliês lúdicos de artes plásticas, desportivos, visita a museus, ateliês de equitação, com a biblioteca municipal. Temos um dia em que irão para o parque aquático de Vila Real, temos dias na nossa piscina, dias no Azibo. Iremos também fazer percursos pedestres no âmbito do geoparque, onde irão fazer uns trilhos com a componente lúdica e pedagógica da fauna, da flora e da geologia.”
O coordenador dos campos admite que as expetativas são sempre altas.
André Vaz garante que o objetivo é cativar as crianças e jovens com atividades diversificadas para voltarem todos os anos.
O preço de inscrição é de 35€ por cada período de 15 dias, inclui o seguro de responsabilidade civil, alimentação e várias atividades.
Para este ano, estão previstas cerca de 250 crianças.
“Macedo em Movimento” terá início dia 1 de Julho e terminará no dia 23 de Agosto.
Escrito por Onda Livre