Juniores do Grupo Desportivo de Moncorvo começam o Campeonato Nacional no dia 31 de Agosto.
Nas últimas semanas a equipa técnica do clube realizou treinos de captação.
Atletas de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e de Vila Nova de Foz Côa participaram nestes treinos.
Sílvio Carvalho, treinador da equipa, afirma que há jogadores com muito valor.
O técnico acrescenta que irão começar a treinar um mês antes para fazer face às dificuldades que irão encontrar no Campeonato Nacional.
“No final do campeonato, os atletas estiveram parados cerca de um mês, depois começamos a treinar uma vez por semana para manterem a forma e os mantermos perto de nós para preparar as coisas. Entretanto vieram aqui treinar juniores de Alfândega, Macedo e Foz Côa, o último treino de captação é esta semana. A partir de 1 de julho vamos começar a treinar três vezes por semana para o campeonato nacional, esta semana vamos decidir quais dos atletas irão ficar. Há alguns atletas com muito valor para fazer parte do plantel. Em relação às outras equipas, nós estamos sempre em desvantagem porque eles têm mais poder de escolha em relação aos atletas devido a serem zonas mais povoadas que a nossa, por isso vamos começar a treinar um mês antes para atenuar essas diferenças que sabemos que vamos encontrar.”
Sílvio Carvalho refere que o Campeonato Nacional de Juniores será muito difícil.
Apostar na formação para fazer uma equipa sénior é o objetivo do treinador.
“Vai ser um campeonato muito difícil mas é nestes campeonatos, onde os atletas irão fazer 32 jogos, se valorizam. O campeonato distrital de juniores do ano passado teve apenas seis equipas, fizeram-se 10 jogos. A maior parte das equipas que vamos defrontar no nacional já têm experiência, os seus atletas já fizeram campeonatos nacionais de juvenis e iniciados antes de chegar aos juniores. Partimos sempre com algumas diferenças, para pior, em relação a essas equipas e vamos tentar atenuá-las. O interesse desta equipa de juniores é formar para o futuro. Imagine que eu tenho 20 atletas, eu já sei que desses 20 cinco vão estudar para fora, cinco vão fazer vida em outro sítio, mas muitos deles ficarão em Moncorvo e então desta equipa é que sairá a equipa sénior do Moncorvo, esse é um dos grandes motivos que nos leva a participar neste campeonato nacional. Cada vez mais com as dificuldades que os clubes atravessam, falta de apoios, as câmaras também estão com grandes défices, as empresas tem dificuldade em apoiar, temos que apostar mais na formação, é por ai que temos que ir.”
O treinador dos juniores do Moncorvo explica que este tipo de campeonato dá aos jogadores outro tipo de visibilidade que lhes poderá abrir portas no mundo do futebol.
“Já vi atletas com algum valor. Como é um campeonato longo temos que ir com mais de 20 atletas. As viagens vão ser longas, as notas começam a não corresponder, o primeiro castigo que os pais dão é tirar os rapazes do futebol. já tivemos uma reunião com os pais para os mentalizar da situação que vamos encontrar, este será um campeonato diferente, não vamos jogar em terras no distrito, não são 10 jogos. Já lhes fizemos ver a situação para os mentalizar do que os seus rapazes vão encontrar. Penso que faremos uma equipa com algum nível competitivo embora seja difícil mantermo-nos no Campeonato Nacional de Juniores. O importante é que estes atletas estejam todo o ano em atividade. Toda a gente gosta de jogar nos nacionais por isso é que temos atletas de várias localidades, eles sabem que jogar no nacional é sempre uma montra diferente, é um campeonato mais competitivo e aliciante. Há atletas que podem ir longe, depende da vontade deles, estes campeonatos tem mais visibilidade, há sempre gente a ver, pode ser que algum deles consiga alcançar os seus objetivos. O que esta rapaziada nova pretende é singrar no meio do futebol, pode ser que algum tenha essa sorte.”
Os treinos com a equipa formada vão começar dia 1 de Julho.
O Campeonato Nacional de Juniores tem início marcado para 31 de Agosto.
Escrito por Onda Livre