Cerca de meia centena de cavalos e cavaleiros passaram pelo II Encontro Equestre que decorreu este fim-de-semana em Grijó, Macedo de Cavaleiros.
Os adeptos da cavalaria vieram de todo a região norte do país e apesar da chuva, viveram-se dois dias de muitas provas e demonstrações de habilidades equestres.
Com cavaleiros experientes e aprendizes, o gosto pelo porte do cavalo levou Alexandra Martins de 7 anos, e Barbara Pinhel de 8 anos a inscreverem-se na Escola Planeta Equestre.
“Eu vim com uma amiga da minha mãe. Gosto muito de cavalos. Gosto de andar em cima deles. Eu gosto de lhes fazer festinhas.
Uma amiga da minha mãe inscreveu aqui o filho, e depois como a minha mãe sabe que gosto muito de cavalos, também me inscreveu”.
Paulo Ribeiro, o mentor da iniciativa, diz que esta edição não correspondeu às exigências da organização.
“Sinceramente e porque somos exigentes, as expetativas eram maiores. Poderão ser vários fatores, como o tempo, que talvez levasse as pessoas a se refugiarem nas suas habitações. Porque a nível de cavaleiros foi dentro do que perspetivamos, agora pensei que a população em geral desfrutasse mais do nosso encontro”.
Paulo Ribeiro pede mais apoios e apela à colaboração de todos para continuar a realizar os Encontros Equestres.
“Se queremos crescer precisamos de algo mais. A escola está a dar tudo. Se querem que realmente haja este encontro anual, é preciso a colaboração de todos.
Quando falamos em apoio, não quer dizer que seja apenas financeiro, mas sim geral, das instituições. Queremos crescer e fazer parte do calendário das atividades para visitar Grijó, fazer com que as pessoas no segundo fim-de-semana de julho visitem a localidade para o encontro equestre”.
Domingo houve um passeio pela Serra de Bornes onde 25 cavalos e cavaleiros puderam desfrutar da paisagem e da natureza.
A realização deste encontro conta com os apoios da Junta de Freguesia de Grijó, do Município de Macedo de Cavaleiros e de algumas empresas privadas.
O presidente da Junta, Simão Ferreirinha realça a mais-valia deste evento para a localidade de Grijó.
E afirma que estes encontros equestres são para manter.
“Este II Encontro visa promover o Centro Hípico e a nossa freguesia, na pratica de desportos e no turismo. Estes eventos são para continuar nos próximos anos, pois é um sucesso”.
Durante o II Encontro Equestre que decorreu no Centro Hípico de Grijó houve ainda a apresentação da Prova de Perícia 2013/2014 e uma corrida de cavalos com passo travado.
Escrito por Onda Livre
Foto: Malta Gomes