A Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros reivindica acordos de cooperação à Segurança Social para financiar vagas para o Lar do Lombo.
O provedor aproveitou a vinda do Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social à cidade para o sensibilizar quanto à necessidade de facilitar a entrada de novos utentes.
O lar do Lombo é privado e os custos são avultados, e segundo Castanheira Pinto há muitos idosos que tem que abandonar a instituição por falta de recursos financeiros.
“A Segurança Social não está a permitir nem a nós nem a ninguém, os acordos de cooperação. A mim a única coisa que me preocupa é que assim o lar do Lombo não é um lar com espírito da misericórdia, é para aqueles que tem dinheiro. E muitas vezes chega-se ao fim de 3 ou 4 meses que estão lá e dizem que tem de ir embora porque não tem dinheiro para continuar lá. E isso é o que me custa, porque aqueles que não tem dinheiro não tem entrada lá e isso custa-me, porque o lar do Lombo foi feito para esses”, frisa o provedor.
Além dos apoios financeiros previstos nestes acordos, que concorrem para o funcionamento de estabelecimentos de equipamento social, são-lhe ainda concedidos apoio técnico outros apoios financeiros destinados a investimentos na criação ou remodelação dos estabelecimentos.
Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa garantiu financiar 10 vagas para o Lar do Lombo.
“O senhor procurador mostrou-me as suas preocupações. Eu deixei-lhe ficar o compromisso que nos empenharemos para financiar 10 vagas para o lar do Lombo”. “Neste momento tem 45 vagas e tem 10 vagas que não estão ocupadas e nós vamos financiar essas para completar toda a ocupação do lar e por essa via ser possível implementar uma componente social no lar do Lombo”, garante o Secretário de Estado.
Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social prometeu ainda agendar, para breve, uma nova visita à região a fim de analisar futuros projetos.
Escrito por Onda Livre