Pelo 8º ano consecutivo Morais recordou a tradição da ceifa e da malha

 

A ceifa, o transporte e a malha estiveram em destaque este domingo na freguesia de Morais.

Recordar tradições foi o objetivo desta atividade que já se repete há oito anos.

A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Morais e pela Associação AMMOR com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

O presidente da junta de freguesia, Mário Teles, salienta a importância deste dia para a população.

Mário Teles acrescenta que este é já um dia de festa.

microfone

“Em outros tempos os nossos pais e os nossos avós tinham um trabalho árduo. Dentro daquilo que eu penso, este recordar de tradições vem trazer o querer lembrar aos mais novos aquilo que os nossos antepassados faziam. As pessoas aderem muito bem porque querem recordar o que costumavam fazer, os que já fizeram este trabalho são os que participam mais. Esta tradição já existe há vários anos, as pessoas não arredam pé por isso não podemos falhar.”

Carlos Barroso, vereador da Câmara Municipal, fala da importância das tradições e do património imaterial.

microfone

“É importantíssimo, é sinal que ao longo das gerações vamos transmitir o que foi feito, aquilo que se vai fazer. É importantíssimo preservar aquilo que é nosso, o que é genuíno. A malha e a ceifa estão enraizadas na cultura do nosso povo, é importantíssimo preservá-las para que os nossos filhos e os nossos netos saibam. Este património imaterial que deixamos às gerações vindouras é tão ou mais importante que os bens materiais, do que qualquer obra, construção, do que qualquer museu. O património imaterial perdura nas consciências e na mente das pessoas. Isto é importantíssimo porque é aquilo que nos cria o orgulho de sermos, sermos algo e neste caso de sermos do concelho de Macedo de Cavaleiros, ou seja, de ser macedense.”

Pelo oitavo ano consecutivo a freguesia de Morais recorda a tradição da ceifa e da malha.

 Recordar tradições (4) Recordar tradições (3)

Escrito por Onda Livre