Conhecer as borboletas, libélulas e libelinhas na Estação de Biodiversidade de Santa Combinha.
Este é o desafio lançado à população pelo Geoparque Terras de Cavaleiros.
Esta iniciativa está inserida no programa Ciência viva no Verão.
Percorrer os 2,6 km da Estação de Biodiversidade de Santa Combinha, apreciar a fauna, a flora e paisagem é proposta.
Sílvia Marcos, coordenadora do Geoparque Terras de Cavaleiros, descreve o passeio.
“O percurso é de 2,6 km. Grande parte do percurso é ao longo da Albufeira do Azibo que tem uma paisagem onde permite observar uma flora que está associada à existência das borboletas naquele local, tanto borboletas como libélulas e libelinhas. Podem caça-las com as redes que temos, quando digo caça-las é só para as observar e tentar identificar as espécies. Nesta estação temos 43 das 135 espécies que existem em Portugal. É isso que as pessoas podem observar ao longo do percurso. Neste momento já temos 15 pessoas inscritas mas as inscrições ainda estão abertas. Quem não se poder inscrever pode aparecer no dia, será muito bem-vindo.”
A coordenadora fala ainda sobre as restantes atividades inseridas no programa da Ciência viva no Verão.
“O passeio de sexta-feira está inserido no programa da Ciência viva no Verão que é uma das atividades que temos no Geoparque Terras de Cavaleiros. Temos também a biologia no verão com as borboletas, no dia 12 de Agosto iremos ter as Aves do Geoparque, já tivemos a astronomia no dia 25 de Julho (vai-se repetir no dia 12 de Agosto) e vamos ter a geologia de verão dia 14 e 15 se Setembro. Ciência viva no Verão já existe há alguns anos, o Geoparque Terras de Cavaleiros este ano está com a candidatura para este programa e propôs esta atividade na Estação de Biodiversidade de Santa Combinha.”
Sílvia Marcos refere a estação de biodiversidade tem sido visitada por vários grupos de crianças e adultos.
“Dinamizar o território numa estratégia de desenvolvimento sustentável é um dos grandes objetivo do Geoparque Terras de Cavaleiros. É um projeto das pessoas e para as pessoas, é nisso que estamos a trabalhar. A maior parte das inscrições são de pessoas aqui da zona. Temos recebido muitos grupos de crianças e adultos a visitar a estação de biodiversidade, desde Junho até agora.”
O ponto de encontro está marcado para as 10h de amanhã na Estação de Biodiversidade de Santa Combinha.
Escrito por Onda Livre