Os emigrantes portugueses que por esta altura visitam a sua terra natal, merecem ser bem recebidos e exemplo disso é a festa do Dia do Emigrante que decorreu ontem em Bagueixe, concelho de Macedo de Cavaleiros.
Começou com um passeio pedestre “Rota dos Moinhos” e BTT ao logo de 12 quilómetros e culminou com almoço convívio e música para os habitante da aldeia.
Biatriz Lopes, da Associação Bagueixe em Movimento, diz que esta festa é uma homenagem a todos os emigrantes.
“Muitos dos nossos sócios são emigrantes e como durante o ano não tem oportunidade de participar nas nossas atividades decidimos dar-lhes este pequeno miminho. É também para cativar mais sócios mas sobretudo para agradecer àqueles que estão fora e que mesmo assim se associam à nossa associação. Uma homenagem aos emigrantes. Obrigada por terem vindo e obrigada por se terem associado. A grande maioria dos sócios é emigrante, praticamente não usufruem de nada que a associação realiza durante o ano, mesmo assim quiseram-se associar e por isso nós quisemos agradecer e dizer-lhes que não nos esquecemos deles, apesar de estarem fora. Queremos retribuir aquilo que eles fizeram por nós. Temos a nossa página no facebook onde vamos colocando todas as atividades que fazemos, todas as imagens que conseguimos captar dos nossos eventos e temos tido um grande apoio por parte de todos os nossos sócios.”
Cerca de uma centena de pessoas não faltaram à festa tributo aos emigrantes.
Emigrados no Brasil, Espanha e França realçam o significado de serem acolhidos com tanto carinho.
“Eu acho muito bem que realizem esta festa. É o convívio, o almoço, depois da festa haverá o jantar, tudo isso é bom”, diz Patrocinia Pacheco.
“São umas festas que se devem manter e continuar. Todos temos que apoiar porque acho que não se deve perder”, realça António Ferreira.
“Acho que esta tradição não se deve perder. Esta festa em homenagem ao emigrante é uma iniciativa muito boa e eu estou aqui para os apoiar naquilo que eles precisarem, tanto moralmente como financeiramente, sem problemas.”
“Esta festa é para nós. Agradeço-lhes pela iniciativa e que continuem”, afirma Armando Coelho, emigrante em França há 33 anos.
A Associação Bagueixe em Movimento conta com cerca de 170 associados. .
Escrito por Onda Livre