Candidatura social-democrata contacta com realidade das entidades de cariz social

Conhecer as preocupações e anseios das instituições de cariz social para obter uma melhor perceção da realidade e assim potencializar soluções.

Foi com este intuito que a candidatura social-democrata de Macedo de Cavaleiros dedicou um dia à ação social.

As visitas focaram-se na Cercimac – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Macedo de Cavaleiros, no Centro Dom Abílio Vaz das Neves e na Santa Casa da Misericórdia, onde se inteiraram do funcionamento e das dificuldades de cada uma.

Sendo a ação social a linha central da sua candidatura, Duarte Moreno afirma que quer estar em consonância com as pessoas e estender a mão a quem precise.

microfone

“É um dos nossos compromissos. Estamos a auscultar estas instituições para saber quais as dificuldades que estão a ter para podermos depois tentar resolver esses problemas e ajudar na sua resolução. É uma estratégia que a nossa candidatura tem para depois no terreno podermos dar a mão e chegarmos a quem de direito com estes problemas e dificuldades para as conseguirmos ultrapassar.”

Este contacto com a realidade possibilitou às instituições lançar o alerta para as principais preocupações.

O Centro Dom Abílio Vaz das Neves debate-se com alguns constrangimentos.

A Irmã Estela Morais, a responsável da instituição fez dois pedidos que considera prementes.

microfone

 

“É necessária atenção para esta zona. Não temos saneamento, é com fossas séticas que temos resolvido mas era mesmo muito necessário termos saneamento porque quer o lar como o centro tem imensa gente e não resolve a situação. Pedíamos também melhor acesso ao Centro Dom Abílio porque quando as miúdas vêm do autocarro há uma valeta e quando chove é muito difícil para elas descerem do autocarro porque têm mesmo que pisar nessa valeta, não tem sequer um bocadinho de passeio onde possam ter mais segurança. Essas duas dependem da Câmara e são muito importantes. Pedia que vissem esta casa com muito carinho porque serve os pobres e está aberta exclusivamente para os pobres, internos e externos.”

Resultado de um dia dedicado às instituições sociais do concelho de Macedo de Cavaleiros com vista a conhecer de perto o trabalho realizado e os seus anseios.

O dia de hoje é dedicado à educação e emprego.

A candidatura social-democrata, encabeçada por Duarte Moreno vai debater e partilhar ideias com o Agrupamento de Escolas, Associação Comercial Industrial e Centro de Emprego de Macedo de Cavaleiros.

 

Escrito por Onda Livre