Associação de Diabéticos aposta em consultas de Podologia

Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança vai ter um Podologista ao serviço da comunidade.

Depois da consulta de Enfermagem, a entidade de saúde de Macedo de Cavaleiros quer agora implementar consultas de Podologia.

De salientar que o pé diabético tem sido responsável por cerca de 25% das internações hospitalares em pacientes com diabetes mellitus e, por norma, o paciente só percebe a gravidade da lesão quando se encontra em estado avançado e com uma infeção secundária.

E porque a  Podologia é considerada de extrema importância na prevenção e tratamento das patologias dos doentes diabéticos, a presidente, Margarida Pires avança que é uma necessidade fazer a prevenção do pé diabético, e evitar amputações.

 

microfone

“É nossa intenção implementar consultas de podologia, ainda este ano. São consultas com cuidados aos pés, nomeadamente para prevenir futuras amputação e penso ser vital começarmos nesse sentido”, afirma a responsável.

 

O profissional estará disponível duas vezes por mês na sede da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança.

microfone

 

“Já reunimos a parte logística e temos um profissional de saúde que nos vai dar apoio e uma podologista e duas vezes por mês irá estar disponível na Associação, para ajudar as pessoas diabéticas a prevenir complicações ao nível do pé”, refere.

Ainda este ano a Associação de Diabéticos quer  disponibilizar um acompanhamento podológico aos doentes portadores da diabetes.

Escrito por Onda Livre