O Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros vai associar-se ao Projeto Geoparque para dar a conhecer aos jovens estudantes as singularidades do território do concelho.
Através de percursos educativos, proporcionando o contacto “in loco” com a fauna, flora, geologia e biologia é o objetivo desta cooperação entre entidades.
O diretor do Agrupamento, Paulo Dias revela alguns dos projetos que estão em curso.
“Temos hoje um parceiro muito forte que vai ser o Geoparque Terras de Cavaleiros, com quem já nos estamos a articular e vamos começar uma fase de percursos educativos.
“Visitas que os nossos alunos vão fazer para conhecer melhor a geologia, a fauna, flora do território. Estamos a preparar a candidatura ao premio das Bandeiras Verdes e estamos com um concurso patrocinado pela UNESCO, que tem a ver com a água, “Esta água que nos une”, também em parceria com o Geoparque”, revela, Paulo Dias.
O responsável pelo ensino público do concelho enfatiza a estrutura em que assenta o Geoparque e acredita que este projeto poderá ser o futuro de Macedo de Cavaleiros.
“Se os Macedenses quiserem ter uma noção daquilo que o projeto envolve, o Geoparque pode ser o futuro de Macedo. É um projeto fantástico e com grande abrangência, de gestão de território”, afirma.
O projeto Geoparque merce elogios por parte do diretor do Agrupamento de Escolas.
Paulo Dias vê neste projeto, “de topo a nível mundial” uma oportunidade para todos os Macedenses.
“É um projeto que está pensado e vai funcionar como uma oportunidade para todos. Desde o padeiro, à restauração, hotelaria, é muito integrador.
Numa perspetiva nova, de topo a nível a mundial, que é precisamente a gestão territorial”
O Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros a coordenar uma parceria com o Geoparque Terras de Cavaleiros.
Escrito por Onda Livre