Nuno Gonçalves é o novo presidente das Associações de municípios do Baixo Sabor e do Douro Superior.
O actual presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo foi recentemente eleito pelos autarcas dos municípios que integram as duas associações. Em relação à Associação de Municípios do Baixo Sabor, que integra para além de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, Nuno Gonçalves diz que a prioridade é a criação de uma Agência de Desenvolvimento.
“Dessa forma conseguirmos assumir um carácter executivo que hoje não temos. A Associação de Municípios do Baixo Sabor vê o fundo a ser gerido pelo ICNF e a grande tentativa para concretizarmos que o fundo seja gerido pelos municípios é criar essa Agência de Desenvolvimento, que passará também pela elaboração do plano estratégico de desenvolvimento do Baixo Sabor.Entretanto, com a EDP seria concretizar que todos os compromissos e disponibilidades sejam concretizados através das medidas compensatórias, antes do enchimento da albufeira”, enaltece o responsável.
Já para os cinco municípios que integram a Associação do Douro Superior, a prioridade é conseguir investimento através de fundos comunitários.“Uma das prioridades para este mandato é conseguir que o que vai ser agora denominado 2020 seja uma realidade no investimento dos quatro concelhos do Douro Superior”, sublinha o autarca. Nuno Gonçalves assegura, ainda, que a Associação vai ter um papel activo na luta contra o encerramento de serviços públicos.“Não é com encerramento de serviços que as assimetrias são corrigidas, pelo contrário ainda são mais profundas. De uma vez por todas os municípios têm que perceber que só com união é que se consegue que o poder central veja que os distritos de Bragança e da Guarda pertencem a Portugal continental”, remata Nuno Gonçalves.
O presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo a assumir também a presidência das Associações de Municípios do Douro Superior e do Baixo Sabor.
Escrito por Brigantia (CIR)