Um dia pela diferença

 

As crianças de Macedo de Cavaleiros aqueceram, esta manhã, o centro da cidade no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
O Jardim 1º de Maio acolheu os mais pequenos dos infantários da cidade, que puderam assistir a um teatro sobre uma menina invisual e os entraves diários com que se depara.
A encenação contou no seu elenco com um jovem portador de deficiência, e várias outras na plateia.
O objetivo foi a sensibilização desde cedo para o respeito a ter para com a diferença.
A opinião quanto à importância deste tipo de iniciativas é partilhada pelas educadoras dos jardins-escola que se fizeram representar, como foi o caso da Nuclisol.

microfone

“As crianças têm que conviver e saber a realidade que existe à volta delas. Não podemos privá-las de conhecer a diferença. Só com essa noção podem aceitar e colaborar”, explicou uma das representantes da Nuclisol.

A mesma posição é partilhada pela escolinha do Pólo Nº2.

microfone

“É importante as crianças participarem, para verem que há pessoas diferentes”, defendeu uma das acompanhantes.

Apesar das crianças envolvidas não entenderem totalmente a data assinalada, por serem ainda “muito pequenas”, as restantes atividades foram desempenhadas com animação.
A juntar a esta comemoração os pequenos participantes foram também convidados a decorar um pinheiro, que ficará exposto durante todo o mês.
Entre os enfeites mais populares estiveram as bolas e os sinos, feitos pelas crianças.

microfone

“Primeiro pintámos com os marcadores, e depois fizemos outros lacinhos. E pusemos umas cordinhas do Natal”, foi o que nos disse uma das crianças que esteve no evento.

Uma boa forma de unir a época festiva a uma ação de cariz social, no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, sob a organização da Cercimac.
Neste dia, em que se promoveu a integração dos mais novos com os portadores de deficiência, foi erguida uma placa comemorativa contra os preconceitos e discriminação.

 Escrito por Onda Livre