Cerca de uma centena de ciclistas vestidos de Pai Natal pedalaram sábado à noite pelas ruas da cidade de Macedo de Cavaleiros.
Uma iniciativa inédita e que promete elevar o nome da cidade nesta época foi organizada pela Associação Bela Vista.
Uma forma inovadora e diferente de celebrar a quadra natalícia que esta à porta e que reuniu um número satisfatório de participantes, como refere o presidente da Bela Vista, Manuel Lopes.
“Pela primeira vez fazemos o passeio de bicicleta noturno.
Já tínhamos feito caminhadas, e esta ideia veio no seu seguimento. Como estamos na altura do Natal, a ideia de vestir de Pai Natal vem a condizer.
Fiquei satisfeito com a adesão. Para uma primeira vez não está mau, e apesar de ter sido pouco divulgada”, refere.
Manuel Lopes diz que esta é também uma forma de cativar novos sócios para a Associação.
O responsável afirma que a iniciativa “Natal sobre rodas” é para repetir já no próximo ano e quiçá poderá vir a ser um cartaz turístico de Macedo.
“Acho que é uma boa ideia. Como já temos a vertente de ciclismo na nossa associação, esta iniciativa vem-nos dar mais um alento para continuar e até para cativarmos mais alguns jovens que queiram aderir à nossa associação.”
“Para primeira vez, acho que está a correr mais ou menos. Para o ano é para repetir, talvez em novos moldes.
Esta ideia surgiu há três semanas e resolvemos pô-la em curso, para ver onde ia dar. Nem o frio nos demoveu, e as pessoas estão a aderir.”
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal marcou presença neste passeio.
De bicicleta, pés no pedal e vestida a rigor enalteceu a atividade que estimula a prática de exercício físico.
Helena Magalhães diz que iniciativas como estas são importantes para projetar o nome da região.
“Eu achei uma iniciativa extraordinária. Primeiro porque se enquadra nesta época, depois porque a imagem do Pai Natal nos remete para a infância, uma figura mítica, que apela também aos sonhos e a um ano de esperança.
Para além disse, alia-se a atividade física, que nos tempos que correm é ótimo, porque as pessoas são cada vez mais sedentárias.”
“Eu acho que este é um primeiro passo para que muitas outras coisas acontecem em Macedo de Cavaleiros. A Câmara apoia este tipo de iniciativas, e outras similares, porque para além de congregar o espírito macedense, que une a população, consegue projetar a nossa imagem para fora de portas, e promover a nossa região”, sublinha a vereadora do pelouro da cultura.
As temperaturas negativas que se faziam sentir na noite de sábado, à boa maneira do mês de dezembro, foram o principal desafio para os participantes.
No entanto, não foram impeditivas para os pais natais pedalarem cerca de sete quilómetros pelas artérias da cidade.
Imbuídos no espírito natalício foi com alegria e um sorriso na cara que pedalaram pelas ruas da cidade.
“A iniciativa é boa para toda a comunidade. Resolvi participar porque reside dentro de mim um pouco do espírito natalício. Gosto muito desta época. E além disso, faz bem à saúde. “
“É aberto a todos, deixa de ser só o grupo restrito que costuma pedalar junto. Temos Mães Natais e miúdos, o que vem dar uma decoração diferente às ruas da nossa cidade. “
“É a primeira vez do Natal sobre rodas em Macedo de Cavaleiros. Ainda bem que tomaram esta iniciativa, há que dar louvor à associação Bela Vista e à Câmara Municipal. Isto prova que Macedo não morreu. Espero que seja um sucesso e que se repita por muitos anos.”
Numa noite onde se registaram temperaturas negativas, miúdos e graúdos pedalaram pelas ruas de Macedo de Cavaleiros com o traje do Pai Natal.
Uma forma de dar as boas-vindas à quadra natalícia que a passos largos se aproxima.
Ao trajeto culminou no Jardim 1º de Maio, onde, a uma só voz se ouviram os votos de “Feliz Natal”.
Escrito por ONDA LIVRE