Frio assola o Nordeste Transmontano

O frio dos últimos dias tem sido bem sentido pelos macedenses, que se têm tentado proteger contra o acentuado arrefecimento noturno.

Nos últimos dias têm-se registado temperaturas abaixo de zero, e o frio promete ter vindo para ficar.

Ainda assim, o termómetro não assusta as gentes que estão habituadas a este tipo de clima.

microfone

 

O uso de roupa mais quente, bem como outros cuidados essenciais ao combate ao frio, têm feito parte da rotina dos nordestinos.

microfone

 

Mas a fuga ao frio com o recurso a aparelhos a lenha, petróleo ou carvão, pode acarretar alguns perigos, como a libertação de monóxido de carbono, que é um gás sem cor, sabor ou cheiro, e cuja inalação pode provocar dores de cabeça, tonturas, ou até mesmo a morte.

A maioria da população está sensibilizada para as precauções a ter no manuseamento das fontes de calor, e evita a sua utilização em espaços fechados.

 

microfone

 

Relembramos que nos dias de frio intenso é importante usar roupa quente, proteger as extremidades do corpo, beber infusões quentes e ter especial atenção ao aquecimento da casa, de maneira a que haja circulação de oxigénio, para evitar as intoxicações por monóxido de carbono.

O estado do tempo vai agravar-se a partir de hoje e durante o Natal, prevendo-se chuva acompanhada de trovoada e vento forte  na véspera e no dia.