“Máscaras e Mascarados” – é este o título da exposição de pintura que pode ser visitada no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros até ao próximo dia 27 de março.
António Santos Silva, pintor de profissão, é o autor das 74 obras que compõem um puzzle daquilo que é o retrato das máscaras de Carnaval oriundas das tradições de todo o Nordeste transmontano.
“Esta exposição retrata as tradições que são extremamente profundas do nordeste transmontano, o Carnaval do nordeste.
Em 1996 e 1997 andei por aí, fiz recolhas, investiguei um pouco.
Depois com a ajuda de um trabalho de Benjamim Pereira e do Museu da Etnologia de Lisboa, realizei este trabalho, que me fascinou.
E depois também pelo valor tradicional.”
Não é a primeira vez que António Santos Silva expõe as suas obras.
Desta vez, o convite para mostrar as suas pinturas partiu da Associação Potrica.
Celina Martins, presidente, disse que não haveria outra época do ano mais pertinente para inaugurar uma exposição assim.
“Ele já expos no Museu Abade Baçal e tínhamos uns amigos que o conheciam, e que nos apresentaram.
Daí o interesse desta exposição “Máscaras e Mascarados”, nesta altura do ano que é pertinente.
Escolhemos esta data por ter a ver com a época carnavalesca. Tudo por causa disso, essa cor, esse emaranhado de cores, esta criatividade, as máscaras diversas de todo o nordeste transmontano.”
As obras retratam desde os conhecidos Caretos de Podence, até outras máscaras menos conhecidas, como as de Chacim, em que as pessoas se adornam com lenços de seda.
A Vereadora da Cultura, Helena Magalhães, esteve presente nesta inauguração. Na sua opinião é uma exposição que permite recuar às tradições transmontanas nos festejos de Carnaval.
“Eu acho que é uma exposição muito bonita e, para além disso, consegue recuperar as nossas verdadeiras raízes transmontanas.
É uma exposição que faz apelo à máscara, que nos remete para a antiguidade, para aspetos míticos e que nos faz reviver algumas das tradições que ainda existem no nordeste transmontano.
À volta disso há vários cenários, de algumas aldeias. E há também uma tensão emocional que eu senti ao visualizar determinados quadros.”
A exposição de pintura “Máscaras e Mascarados”, de António Santos Silva, está patente no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros desde a passada sexta-feira e até 27 de marços.
São 74 obras que são uma viagem às aldeias transmontanas e às suas tradições de Carnaval.
Escrito por ONDA LIVRE