Guy Martini, um dos fundadores da Rede Europeia e da Rede Global de Geoparks da Unesco, elegeu o fim-de-semana do Entrudo Chocalheiro para visitar o território do Geoparque Terras de Cavaleiros.
Esta não foi uma visita oficial ao território de Terras de Cavaleiros, que prevê para meados deste ano receber técnicos da Rede Europeia sob os auspícios da UNESCO, no âmbito da candidatura para vir a integrar a Rede Europeia e Mundial de Geoparques, para um olhar pormenorizado e minucioso sobre o território.
Todavia, não está ainda definida uma data oficial da visita.
Recordo que esta candidatura foi submetida o ano passado e o município de Macedo de Cavaleiros conta que seja aprovada ainda este ano, cuja resposta será conhecida no Canadá.
Refira-se que o território que a autarquia de Macedo de Cavaleiros ambiciona ver classificado como Geoparque Terras de Cavaleiros tem quase 700 quilómetros quadrados e guarda um “singular património geológico que dá a oportunidade de percorrer milhões de anos na história da Terra” e tem despertado o interesse de geólogos de todo o mundo.
Em Portugal há atualmente três Geoparques reconhecidos pela UNESCO, o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, o Arouca Geopark e o Geopark Açores.
Escrito por ONDA LIVRE