1,4 milhões para fortificar Zona Industrial de Mogadouro

Um milhão e quatrocentos mil  euros é quanto a Câmara Municipal de Mogadouro vai investir na ampliação da zona industrial.

As obras irão arrancar no mês de Abril.

A autarquia lançou um concurso público para a captação de fundos comunitários, e conseguiu uma “bolsa de mérito”.

O vice-presidente do município, Evaristo Mendes enfatiza a localização estratégica do espaço e a centralidade de Mogadouro no eixo Madrid-Porto que em muito pode ajudar à instalação de novas empresas transfronteiriças.

microfone

“A atual Zona Industrial de Mogadouro não tem qualquer terreno disponível.

Fomos procurados por algumas empresas que se querem instalar., porque, convenhamos, a Zona Industrial de Mogadouro goza de uma centralidade extraordinária, junto a um nós estruturante, como é o IC 5, que faz lembrar o nó entre Madrid e Matosinhos, porque o Matosinhos é o porto mais próximo de Madrid, certamente percebemos a dimensão estratégica de que goza.

Podemos admitir que há empresas transfronteiriças, neste caso Espanholas, que se queiram instalar aqui. Aliás, na atual Zona Industrial já temos uma, que é uma empresa de exploração de mel.

Por isso outras poderão querer seguir o caminho.”

A Zona Industrial de Mogadouro encontra-se numa terceira fase de ampliação e vão ser criados mais 43 lotes, a somar aos restantes 67 já existentes.

Evaristo Mendes frisa a procura crescente de empresários que querem fixar a sua empresa na vila transmontana.

microfone

“Temos tido alguma procura.

Neste momento, temos duas empresas de média dimensão que nos procuraram, para saber  se tínhamos lotes disponíveis para venda.

Repito, na atual Zona Industrial não temos qualquer lote disponível, e por isso tivemos que avançar com uma ampliação, que é a terceira fase que nos candidatámos. E estamos em processo de análise dessas duas propostas.

Para dar resposta a pedidos que já existem, e outros que venham a surgir, porque temos dados que nos levam a pensar que outras empresas nos irão procurar justamente por esses factores que referi.”

A execução da obra irá arrancar no decurso do mês de Abril e é comparticipada em 85 por cento por fundos comunitários.

microfone

“Em termos de execução física de obra,  temos que arrancar para o próximo mês de abril.

Até porque é ainda uma candidatura ao antigo Quadro Comunitário. Consegui-mo-la através de uma bolsa de mérito, e, por conseguinte, temos que avançar com esta obra no decorrer do próximo mês.”

A Zona Industrial de Mogadouro vai ter mais 43 lotes ao dispor dos investidores que procuram a região para a instalação dos seus negócios.

A ligação ao IC5 e a centralidade da vila no eixo de Madrid ao Porto de Leixões é uma força que vai agora ser potencializada.

 

Escrito por ONDA LIVRE