Semana da Leitura que se quer transversal

A Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros continua a celebrar a Língua Portuguesa, a enfatizar os escritores e os diversos géneros literários.

Esta quarta-feira foi a vez do Jornalista e Escritor Miguel Midões apresentar a sua obra de literatura infantil “Filigrana e o Consílio dos Gatos”.

O público-alvo foram os alunos dos 6º e 7º anos de escolaridade que encheram o auditório do Centro Cultural.

A mensagem intrínseca ao enredo do livro, de que não se pode ser aquilo que não se é foi passada e no final, o escritor, Miguel Midões estava radiante com a recetividade e o entusiasmo dos jovens adolescentes.

 

microfone

 

“É tão bom quando tens assim tanta criança. E depois, como estás do lado de lá, podes ter duas situações. Ou gostas muito, porque estão muito animados; ou atrapalhaste muito porque começam a bocejar, e estão irrequietos e querem é ir embora.

Estavam irrequietos por um lado positivo. Perguntei-lhes se eles queriam ir para a escola (risos). Mas aí fui maroto, porque ninguém quer ir para a escola, então é fácil dizer vamos lá dar aqui um bocadinho de ânimo à plateia. Mas gostei muito, foi uma experiência fantástica.

O livro quer transmitir a ideia de que não podemos ser aquilo que não somos.”

Depois da Filigrana e o Consílio dos Gatos que nasceu há cerca de dois anos está já outro a sair da gaveta e o lançamento está previsto para o mês de Junho.

O escritor revela que o tema gira em torno da saudade.

Um sentimento tão inexplicável.

 

microfone

 

“Vai haver um segundo livro, sim. Também ele sobre a filigrana, mas uma nova história.

Já está escrita. Tem a ver com a saudade e com Portugal em si. É um livro muito nacionalista, muito patriota. Está na ilustradora.

Já escrevi este livro há cerca de meio ano, talvez. Ele está para ilustração há cerca de um mês.

O meu objetivo é sempre explicar às crianças conceitos ou problemáticas que normalmente são difíceis de explicar a uma criança. Como o valor da amizade e o que é a saudade.”

A docente responsável pela Semana da Leitura, Maria José Peredo destaca alguma da programação prevista até sexta-feira.

 

microfone

“Para nós a semana da leitura é sempre uma semana de promoção da leitura.

O nosso objetivo é que os alunos leiam mais e melhor. E para isso também precisamos da colaboração de todos os elementos da comunidade educativa. Alunos, professores, funcionários, a Rádio também, que nos apoia nestas atividades.

Este ano nós conseguimos que viessem ao nosso Agrupamento alguns escritores.

Consoante a obra deles, também os direcionamos para o secundário, para o 1º ciclo ou para o 2º ou 3º.

Além destes encontros com os escritores nós temos a participação dos pais, que vão à escola. E na turma dos filhos vão partilhar uma experiência, vão ler um extrato de uma obra, um poema. Também temos familiares que vão à escola e dramatizam a obra.

Queremos que a leitura seja transversal às mais diversas gerações.”

A Semana da Leitura em Macedo de Cavaleiros é levada até todas as escolas do concelho.

Quinta-feira, às 16horas haverá uma sessão de sensibilização sobre a importância da biblioteca escolar no séc. XXI e o encerramento é sexta-feira às 14h30 com a apresentação da peça de teatro “O Umbigo do Mundo”, em Morais.

 

 Escrito por ONDA LIVRE

 

 1