Amendoeiras em Flor podem ganhar nova roupagem

O modelo actual das festividades das Amendoeiras em Flor na região do Douro Superior poderá ser repensado e mudar de figurino já no próximo ano.

A revelação chega do presidente da Câmara Municipal de Mogadouro.

Francisco Guimarães, que é também vice-presidente da Associação de Municípios do Douro Superior deixa antever mudanças nas edições futuras.

 

microfone

 

“Não tivemos este ano, como sabem, muito tempo para podermos organizar a feira como era nossa intenção.

Através da instituição Douro Superior, vamos para o ano pensar seriamente nesta Amendoeira em Flor, uma vez que já este ano, embora já em cima da hora, houve entendimento entre três concelhos: Mogadouro, Freixo e Torre de Moncorvo. A atividade cultural não se sobrepôs.

Mas neste momento o entendimento é que devemos fazer um cartaz que tenha um chamariz especial para atrair pessoas à nossa região, nomeadamente turistas.

É exatamente esse o entendimento – pensar o cartaz que temos atualmente.”

Durante os meses de Fevereiro e Março decorreram nos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Torre de Moncorvo, as festividades das Amendoeiras em Flor no Douro Superior.

Em Mogadouro, a celebração fez-se no Parque da Vila, um espaço que Francisco Guimarães considera nobre, mas que não agradou aos expositores da XXIV edição da Feira Franca, que decorreu em simultâneo.

Para o ano fica a hipótese das Amendoeiras em Flor decorrerem no centro da vila do Planalto Mirandês.

 

microfone

“Este ano mudamos o espaço onde regularmente a feira era efetuada.

Isto porque, é meu entendimento e sempre foi, que aquele local é um lugar nobre, religioso, não é público, pertence à paróquia, e nós temos estamos dignos, como é este, Parque da Vila, para ser efetuada a feira.

Os feirantes já nos transmitiram que o espaço não é o melhor, e nós para o ano vamos pensar seriamente sobre o sítio onde iremos fazer esta feira das Amendoeiras em Flor, sabendo, à partida, que temos o centro da vila, que poderá ser uma das hipóteses.”

Um novo modelo e uma nova estratégia será delineada, conjuntamente, pelos concelhos do Douro Superior na promoção das festividades das Amendoeiras em Flor no próximo ano, para atrair ainda mais turistas à região.

 

Escrito por ONDA LIVRE