A Academia de Música de Macedo de Cavaleiros está a ganhar consistência e são já 80 os alunos que a integram.
Este projeto, pertencente à Câmara Municipal, tem como nome Academia Municipal de Música e foi constituída este ano, apesar de ainda não estar totalmente regulamentada.
Foi o professor de música, Luís Neves, quem conversou connosco sobre o assunto.
“Isto é uma academia de música, que pertence à Câmara Municipal, e que se chama Academia Municipal de Música de Macedo de Cavaleiros.
Foi criada este ano, ainda não está regulamenta, porque é um processo que demora sempre algum tempo.
Esperamos que fique regulamentada ainda este ano, e que possamos, já nesse próximo ano, abrir com toda a atividade em pleno, e com o regulamente aprovado.”
São vários os instrumentos que estão à disposição dos alunos.
Violoncelo, contrabaixo e flauta transversal são os instrumentos que vêm complementar o leque de aprendizagem, a juntar à viola, cavaquinho e acordeão.
Neste momento não há turmas suficientes para preencher toda a oferta, mas o professor Luís Neves pensa que no início do próximo ano letivo a realidade será diferente.
“Nós temos a capacidade, neste momento, na academia para ensinar viola, acordeão, cavaquinho, violoncelo, contrabaixo e flauta transversal.
Neste momento estão a funcionar turmas de viola, cavaquinho, acordeão e contrabaixo. Não há ninguém no violoncelo nem na flauta transversal.
Também o início das aulas já foi um bocadinho à frente do início das aulas das escolas normais, o que atrasou também as inscrições e a preparação da academia.
De qualquer forma, já temos informação que irá haver gente para violoncelo e para flauta transversal no próximo ano.”
Apesar de a academia ser novidade, as aulas de música já não o são.
A frequentar aulas de viola há cerca de três anos estão alguns alunos, que falaram da sua experiência musical até agora.
“Sempre fui, desde pequena, interessada em tocar viola.
Houve a possibilidade de vir a estas aulas. Inscrevi-me, e aqui estou.” – Emília Caminha explicou como apareceram as aulas de viola na sua vida.
“Eu gosto de música, e surgiu esta oportunidade de frequentar estas aulas de viola e pareceu-me bem. Vim cá.” – também Clotilde Caminha aproveitou um gosto antigo, e é das aulas que pertence a esta turma há mais tempo.
“É um gosto pelo instrumento. Não surgiu de agora.
É interessante. E, já que há uma oportunidade em Macedo, há que aproveitar.” – João Rodrigues mostrou o seu agrado por ter esta oportunidade na sua terra.
Neste momento com cerca de 80 alunos entre os cinco anos, com os meninos que frequentam as AECs, e os 70 anos, com uma turma sénior de cavaquinhos, prepara-se a sua primeira atuação em público, que será no dia 24 de Abril à noite, inserido nas comemorações dos 40 anos da Revolução do Cravos.
Serão tocados temas de Zeca Afonso.
Fica também o convite à população com mais de 12 anos para que se inscreva nesta academia, a partir do dia um de setembro.
Escrito por ONDA LIVRE