15 mil pessoas e 30 expositores são esperados na Feira do Folar de Vilarinho de Agrochão, concelho de Macedo de Cavaleiros.
Este sábado e domingo, acolhe, pelo 13º ano, a Feira do Folar.
No centro da aldeia, e ao ar livre, Manuel Mico, presidente da Junta de Freguesia de Agrochão, revelou que estão à espera de cerca de 15 mil pessoas.
Quanto ao número de expositores, serão este ano 30 a ocupar os stands.
“É difícil contabilizar, porque domingo é um dia que tem bastante gente. Depende do tempo.
Mas nós esperamos entre 10 a 15 mil pessoas.
Vamos ter à volta de 30 expositores. Nós queríamos ter mais, mas os custos são elevados, porque os stands são suportados pela freguesia. Apesar de este ano o município ter aumentado um bocadinho a verba atribuída.”
Metade dos 30 expositores são naturais da freguesia, e até houve mais um a juntar-se aos participantes do ano anterior.
Manuel Mico reviu o cartaz da feira com a Onda Livre.
A inovação este ano estará numa conferência subordinada ao tema da agricultura.
Para além de abordar questões relacionadas com os sinistros de trator, que têm fustigado a região, servirá como primeira apresentação de uma sub-região vinícola demarcada entre Vilarinho de Agrochão, Arcas e Vilar do Monte, que está em fase de estudo.
“Este ano mantem-se. Metades dos expositores são da freguesia. Este ano aumentamos, até, e temos mais um expositor da freguesia, o que me deixa bastante contente.
Temos espetáculos, para animar a feira. Este ano temos, pela primeira vez, uma conferência sobre a agricultura, sábado à tarde.
Vai ser uma atividade dedicada à prática da olivicultura e da vinicultura.
Nós estamos numa fase de entrar numa sub-região de vinho, composta por Arcas, Vilarinho de Agrochão e Vilar do Monte. Vamos também discutir isso.
E haverá um colóquio sobre acidentes de trator, de prevenção, com um técnico que fez um trabalho sobre isso.”
Quanto a este novo apetrecho da Feira do Folar, Manuel Mico pensa fazer todo o sentido aproveitar este tipo de feiras para estas iniciativas, numa zona ligada tão intrinsecamente à agricultura.
“As nossas freguesias são essencialmente rurais. Vivem quase exclusivamente, ou 90%, da agricultura.
Faz todo o sentido aproveitar estas feiras para dinamizar, e para que as pessoas tenham conhecimentos sobre a agricultura, neste caso, o olival. Também no caso, a vinicultura, porque Vilarinho tem bastante vinho.
E relativamente também aos sinistros, que nos apoquentam bastante, e é preciso fazer alguma coisa.
Nunca é demais prevenir.”
Vilarinho de Agrochão, no concelho de Macedo de Cavaleiros, em festa este fim-de-semana, com a XIII edição da Feira do Folar.
Quase 15 mil pessoas e 30 expositores são esperados no centro da aldeia entre sábado e domingo.
Escrito por ONDA LIVRE