Domingo foi dia de por os pés ao caminho em Bagueixe, concelho de Macedo de Cavaleiros, com a realização do II Passeio Pedestre Rota dos Moinhos.
Uma organização da Associação Bagueixe em Movimento e da Junta de Freguesia de Bagueixe, que contou com o apoio do município e do GeoParque Terras de Cavaleiros.
Duarte Martins, presidente da Associação Bagueixe em Movimento, explicou as particularidades deste percurso com cerca de 7km, que levou os praticantes de pedestrianismo a conhecer dois antigos moinhos movidos a água.
Cerca de 80 pessoas participaram neste percurso, e metades não são afetas à freguesia de Bagueixe.
Os visitantes ficaram agradados com o percurso, e principalmente com o facto de poder ver um moinho a funcionar em pleno.
João Teixeira reside em Armamar, e veio conhecer Bagueixe. Orlando Nascimento, que faz regularmente este tipo de atividades, veio de Bragança.
Pelo segundo ano, a Associação Bagueixe em Movimento promoveu uma caminhada no percurso pedestre da Rota dos Moinhos, no concelho de Macedo de Cavaleiros.
Os caminheiros puderem conhecer dois antigos moinhos, movidos a água.
O percurso terminou no antigo Moinho das Olgas, moinho comunitário, que está restaurado e que funcionou novamente, para deleite dos participantes, que observaram como se produzia a farinha noutros tempos.
Escrito por ONDA LIVRE