Como é de resto habitual, no primeiro domingo de maio, os jovens da Diocese de Bragança-Miranda rumam ao Santuário de Fátima para mais uma peregrinação nacional, e não quiseram deixar de participar no encontro, no qual “Nossa Senhora é um exemplo de vida que faz jus ao tema do ano, as Bem-Aventuranças”.
No comunicado enviado à redacção da Onda Livre, aquando da chegada, no sábado dia 3 de maio, depois de uma caminhada de cinco quilómetros, deu-se um dos momentos mais marcantes destes dias, ao acontecer o Grande Encontro, na Praça Pe. Luís Kondor, com todos os jovens participantes de todas as Dioceses do País, movimentos e grupos juvenis e com a animação da banda do Movimento Juvenil Salesiano.
Seguidamente, com a Cruz da Evangelização, entregue por S. João Paulo II na JMJ de Bueno Aires’87, peregrinaram em direção à Capelinha das Aparições para uma Saudação a Maria.
A jovem de Bragança Susana Ventura disse ter “a certeza que foi importante para o grupo ter participado nesta peregrinação, pois o encontro com a Nossa Mãe do Céu dá-nos sempre a alegria e as forças necessárias para enfrentarmos as provações que vamos encontrando na nossa vida, enquanto jovens e enquanto cristãos” testemunhou a jovem.
O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) e do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional (SDPJV) Bragança-Miranda, o padre Eduardo Novo, referiu que “vir ao Fátima Jovem é crescer na devoção mariana, aprofundar a nossa identidade de cristãos, de pertença e identidade como comunidade, família. Respondemos como Maria ao convite vocacional de Deus. Respondemos “Sim”, não vamos parar. Ecoe em nós esse refrão “a minha força és Tu”.
O sacerdote desafiou ainda os jovens a marcarem a diferença, a acreditarem e a confiarem, a olhar para o futuro com esperança dizendo, “não deixeis que vos roubem a esperança”.
Informação Onda Livre