Vinho e morangos são atrativo em São Pedro Velho

São Pedro Velho prepara-se para receber a sexta edição da feira do vinho e morangos, este fim-de-semana.

Conhecida como a capital do morango do Nordeste Transmontano, aquela freguesia do concelho de Mirandela já produz anualmente cerca de 100 toneladas de morangos que são vendidos na região, mas também na vizinha Espanha, e emprega sazonalmente cerca de meia centena de pessoas.

O produto tem caraterísticas únicas, sobretudo mais doce, devido ao microclima da zona, mas não só, como refere o presidente da junta, Carlos Pires.

microfone profissional 4 (1)

Este ano, a organização debateu-se com maior dificuldade na gestão do espaço do certame que começa a ser pequeno para tantas solicitações. Vão ser mais de meia centena de expositores, entre eles os cinco produtores de morango da freguesia

microfone profissional 4 (1)

Para o presidente da junta, este tipo de iniciativas servem sobretudo para valorizar os produtos endógenos e dessa forma dinamizar as aldeias que estão cada vez mais desertificadas

microfone profissional 4 (1)

Ao longo dos dois dias, haverá degustação de morangos e provas de vinho. De resto, o certame terá várias iniciativas paralelas, com destaque para  um passeio pedestre.

Já a.Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela promove o workshop “Inovar com Morangos”.