Depois de ter estado praticamente inativa por quase sete anos, a Unidade Móvel de Saúde voltou a funcionar.
Esta reativação resulta de um novo protocolo de cooperação que envolve a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, a Santa Casa da Misericórdia e o Centro de Saúde.
A primeira aldeia do roteiro de regresso foi Chacim.
Uma ajuda da melhoria da qualidade de vida das pessoas, na sua maioria idosas, e que muitas vezes não têm possibilidade de se deslocar a Macedo de Cavaleiros para assegurar alguns cuidados mínimos de saúde.
A população aplaude esta iniciativa.
“E acho bem, porque a população é muito idosa e muitas vezes não tem oportunidade de se deslocar ao Centro de Saúde. Acho bem que venham de vez em quando.” – Maria da Conceição Mendes foi uma das primeira habitantes de Chacim a vir ver a Unidade Móvel de Saúde.
“Vinha aqui uma freira medir a tensão, todas as segundas. Porque eu já há três meses que não vou a Macedo. Fui lá ao centro, mas nem medi a tensão, porque estava lá muita gente e vi-me embora.” – Olinda Oliveira a exaltar os problemas para se deslocar à cidade, que nem sempre acontece amiúde.
“Acho bem para as pessoas porque nem sempre há possibilidade de ir a Macedo. E o autocarro, além de já ser um bocadinho dispendioso, não temos a cada hora. Temos que lá estar todo o dia.” – Idalina Guara concorda com o regresso deste serviço.
Alfredo Castanheira Pinto, provedor da Santa Casa de Misericórdia, afirma que esta reativação tem um grande significado porque vem trazer de novo uma mais-valia às gentes do concelho.
“Tem um significado muito grande. Talvez até maior do que da primeira vez. Porque esteve parada durante praticamente sete anos e voltou a iniciar-se este trabalho.
E é com muita consolação, muita alegria, que a Santa Casa da Misericórdia colabora com a Câmara Municipal e com o Centro de Saúde neste serviço, que é levar a todas as aldeias do nosso concelho aquilo que muitas pessoas não têm.
Talvez por não poderem vir, outras por não terem transporte, outras por não terem dinheiro.
E nós estamos a tentar minimizar os problemas que a nossa população tem.”
O diretor clínico do Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros esteve em Chacim para assistir ao retorno às consultas da Unidade Móvel de Saúde.
João Gandra explicou quais os objetivos da Unidade Móvel de Saúde.
“Esta Unidade Móvel de Saúde, basicamente, aquilo que vai fazer é uma prevenção de saúde. Isto é, vamos junto da população, que é essencialmente muito idosa, com muitas dificuldades em termos de saúde e de acessibilidades, de maneira a fazer uma série de rastreios naquilo que compete à medicina geral e familiar – despiste das diabetes, da hipertensão e de todas aquelas situações que são mais comuns junto desta população mais idosa.
E em caso de necessidade, o pessoal que vem na Unidade Móvel faz um encaminhamento para o Centro de Consulta, para marcação de consultas junto do seu médico de família.”
A Unidade Móvel de Saúde a voltar às estradas do concelho macedense depois de ter estado quase sete anos parada.
Relembro que esta Unidade Móvel foi criada em 2004, e que só funcionou em pleno até 2007.
A bordo estão um enfermeiro e um auxiliar, para ajudarem na prevenção e na vigilância da saúde da população, em particular da mais idosa.
Depois de Chacim, seguem-se Peredo, Lombo, Olmos e Vale da Porca.