Unidade de AVC com mais camas

A unidade de AVC de Macedo de Cavaleiros conta agora com nove camas ao dispor dos utentes.

Após várias reivindicações e tentativas de sensibilização para com a necessidade de aumentar o número de camas da unidade, a fim de ser possível um melhor e mais especializado tratamento aos doentes vítimas de Acidentes Vasculares Cerebrais, o número subiu de oito para nove.

Algo que parece insignificante, mas que segundo, o coordenador Jorge Poço faz toda a diferença.

microfone profissional 4 (1)

“Neste momento, já temos nove camas.

Portanto, a partir de fevereiro, aumentamos de oito para nove.

Parece pouquinho, mas é uma grande coisa. Isto no fim repercute-se já num número grande de doentes.

É uma das minhas reivindicações já há muito tempo. E de facto este conselho de administração da ULS tem estado atento a isso e tem-nos procurado ajudar.

É claro que temos que compreender que as coisas não são tão fáceis quanto isso, mas já foi um grande passo. De oito para nove.”

 

Os Acidentes Vasculares Cerebrais constituem a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal.

Uma situação que contrasta com os outros países da Europa, em que tal facto se limita a um terceiro lugar.

Tem vindo, no entanto a verificar-se uma evolução no sentido da diminuição do número de AVC.

microfone profissional 4 (1)

“Nós gostamos de poder tratar estes doentes que têm esta doença. É algo que nos agrada.

Ajudar, nesse sentido, a diminuir as consequências do AVC, que muitas das vezes leva à morte, mas muitas das vezes também leva a uma incapacidade funcional grave que prejudica o doente e a sua família.
É uma situação muito séria, e tentamos, dentro das nossas possibilidades, ajudar ao máximo.”

O futuro passa por conseguir melhorias nos cuidados prestados ao doente, no entanto, Jorge Poço não entra em excesso de expectativas.

microfone profissional 4 (1)

O futuro não sabemos.

Tentaremos, dentro das nossas possibilidades, ver se se justifica um bocadinho mais.

Mas não vale a pena pormos muitas camas se depois não conseguimos dar a resposta adequada.

Neste momento com nove camas estamos a consegui-lo. Vamos ver no futuro.”

 

A unidade de AVC de Macedo de Cavaleiros a ver o numero de camas a aumentar.

 Informação ONDA LIVRE