O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) propõe a criação de uma nova linha aérea que ligará Bragança- Vila Real- Viseu- Tires e Portimão.
Ontem o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou que o Governo espera que o processo para a criação desta ligação possa ser concluído até ao final do ano.
No distrito de Bragança esta notícia é recebida com apreensão.
O presidente da autarquia, Hernâni Dias, afirma que está à espera de conhecer mais pormenores sobre esta proposta, mas vai dizendo que esta alternativa poderá tornar a viagem mais longa e também mais cara para os utilizadores.
Também o presidente da Distrital do PS, Jorge Gomes, tem dúvidas que esta proposta sirva os interesses da região.
O presidente do Nerba- Associação Empresarial do Distrito de Bragança não tem dúvidas que este novo trajecto torna a viagem mais demorada. Ainda assim, Eduardo Malhão, admite que é melhor esta solução do que nada.
Recordo que a carreira aérea Bragança- Vila Real- Lisboa está suspensa há quase dois anos. Agora o Governo anuncia uma nova linha para ligar a região ao Algarve, que é vista com alguma apreensão pelas entidades locais.
É. Fica muito mais longa. Principalmente se quem vai de Bragança adormecer, e sair só quando o avião regressar de Portimão.
Quando os de Bragança ( neste caso o Jorge Gomes), falam “nos interesses da Região” (ou do Distrito), deve ler-se “de Bragança”.