Portagens na A4 mais que confirmadas

O primeiro-ministro veio a Bragança confirmar a introdução de portagens na Auto-Estrada Transmontana. Passos Coelho inaugurou a Expo Trás-os-Montes, que decorreu durante o fim-de-semana, no pavilhão do Nerba.

No seu discurso, o líder do Governo defendeu o princípio do utilizador pagador e rejeitou a possibilidade de uma discriminação positiva para quem vive na região.“Nós temos um projecto em que vivemos desde o tempo do governo anterior, que é o princípio da universalidade da portagem, ou seja o princípio do utilizador pagador.

Digo portanto sem nenhuma demagogia, esse princípio foi seguindo.

E a verdade é que mesmo o anterior governo, quando disse que faria uma discriminação positiva em relação aos que vivem na região sabia que estava a contrariar uma directiva que funciona em toda a Europa, que é o de que não podemos discriminar os cidadãos. Podemos ter ou não portagens, mas não podemos dizer tu és daqui pagas, tu és dali não pagas”, disse Passos Coelho.

Em relação às ligações rodoviárias que ainda faltam no distrito de Bragança, Passos Coelho não se quis comprometer, dizendo apenas que esse é um assunto que está nas mãos da União Europeia.

A única boa notícia trazida pelo primeiro-ministro foi a garantia de que o Governo está a trabalhar para ligar a região transmontana ao Algarve por via aérea.

No final do discurso e da visita à Expo Trás-os-Montes, Pedro Passos Coelho não esteve disponível para esclarecimentos sobre estes assuntos que dizem respeito à região.

Escrito por Brigantia (CIR)