Duarte Moreno desafia os agricultores a tirarem o máximo de proveito do sistema de regadio.
O presidente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros quer ver aumentada a área de exploração e apela a todos os agricultores para utilizarem os milhares de hectares de regadio que o concelho tem ao seu dispor.
Recordo que esta infra-estrutura está subaproveitada, apenas 500 dos três mil hectares de área disponível estão a ser cultivados.
Agora, o município tem em marcha um plano de cooperação com a Associação de Beneficiários e que visa promover uma maior adesão dos cultivadores a regularizar o cadastro e aumentar as áreas de exploração.
“Já estamos a trabalhar com a Associação de Regantes no sentido de lhe facultar alguns elementos que temos, como plantas de redes primárias e secundárias, embora eles tivessem isso, ainda que de uma forma arcaica”, refere o autarca.
Duarte Moreno avança ainda que “podemos ajudar a fazer o cadastro, para depois a Associação saber de quem são os terrenos e começar a trabalhá-los.
Temos uma grande riqueza, que é a água e não está a ser aproveitada. São 4 mil hectares e só 10% é que estão a ser regados.
Queremos aumentar esse número, para que possamos ter mais agricultura, mais produtos para comercializar”, incita o edil.
O aproveitamento hidroagrícola, com base na barragem do Azibo é uma ferramenta fundamental para o crescimento e valorização da região.
A estrutura preparada para dar resposta às culturas de regadio tem um grande volume de terrenos que não estão a ser utilizados e Duarte Moreno apela a uma maior adesão ao perímetro de rega da Albufeira do Azibo.
Informação ONDA LIVRE