Uma Base de Apoio Logístico aos Bombeiros (BAL) deverá surgir em Macedo de Cavaleiros.
Esta infra-estrutura vai permitir aos soldados da paz que andam “em trânsito” pelo país se refugiarem quando vêm ao distrito combater fogos florestais e permitir que estes homens e mulheres recuperem forças para voltar ao monte e combater incêndios.
O presidente da câmara municipal, Duarte Moreno sustenta que é pretensão do município concentrar o maior número de meios de socorro da protecção civil na cidade e como tal já está a estabelecer contatos para que esta vontade se concretize.
“Pretendemos ter uma Base de Apoio Logístico aos bombeiros que andam em trânsito. Ou seja, que podem estar durante alguns dias ou semanas num território.
Daí termos ido a Mangualde, visitar a Base de Apoio Logístico que os Bombeiros Voluntários e a Associação têm, para ver se era possível fazermos também aqui em Macedo de Cavaleiros uma concentração de meios de socorro e de proteção civil para o distrito de Bragança.”
No mês passado, Duarte Moreno deslocou-se a Mangualde para se inteirar sobre o investimento e se seria exequível vir a instalar uma BAL na cidade.
O autarca frisa que depois da implementação da Unidade Local de Formação, da vinda do helicóptero pesado de combate a incêndios, o próximo desafio passa pela instalação desta unidade para os soldados da paz dormirem, comerem e descansarem.
“Fizemos recentemente um protocolo com a Escola Nacional de Bombeiros, em termos de condução defensiva e condução fora de estrada.
Temos cá o kamov também, que veio para ajudar na proteção civil e no socorro dos bens da nossa região.
O objetivo seria conseguirmos trazer essa base de apoio logístico para Macedo de Cavaleiros e concentrarmos essa base, por ser um concelho central no distrito, juntamente com outras valências que já tínhamos com a Associação Humanitária de Bombeiros.
Será uma aposta. Estamos a tentar, e vamos ser se conseguimos.”
Duarte Moreno refere que este é um projecto tripartido e ainda não está decidido onde ficará localizado.
“Precisamos de ver a disponibilidade de terrenos, de candidatar o projeto, de haver candidaturas próprias, disponibilidade financeira do próprio município e da Associação Humanitária.
É sempre um objetivo tripartido, juntamente com a Proteção Civil.”
A Base de Apoio Logístico servirá para acolher os bombeiros que vêm fazer face aos incêndios que se registem na região.
Um projeto que está a dar os primeiros passos para emergir na cidade de Macedo de Cavaleiros.
Informação ONDA LIVRE


