Base de Apoio Logístico pode ganhar forma em Macedo de Cavaleiros

Uma Base de Apoio Logístico aos Bombeiros (BAL) deverá surgir em Macedo de Cavaleiros.

Esta infra-estrutura vai permitir aos soldados da paz  que andam “em trânsito” pelo país se refugiarem quando vêm ao distrito combater fogos florestais e permitir que estes homens e mulheres recuperem forças para voltar ao monte e combater incêndios.

O presidente da câmara municipal, Duarte Moreno sustenta que é pretensão do município concentrar o maior número de meios de socorro da protecção civil na cidade e como tal já está a estabelecer contatos para que esta vontade se concretize.

microfone profissional 4 (1)

“Pretendemos ter uma Base de Apoio Logístico aos bombeiros que andam em trânsito. Ou seja, que podem estar durante alguns dias ou semanas num território.

Daí termos ido a Mangualde, visitar a Base de Apoio Logístico que os Bombeiros Voluntários e a Associação têm, para ver se era possível fazermos também aqui em Macedo de Cavaleiros uma concentração de meios de socorro e de proteção civil para o distrito de Bragança.”

No mês passado, Duarte Moreno deslocou-se a Mangualde para se inteirar sobre o investimento e se seria exequível vir a instalar uma BAL na cidade.

O autarca frisa que depois da implementação da Unidade Local de Formação, da vinda do helicóptero pesado de combate a incêndios, o próximo desafio passa pela instalação desta unidade para os soldados da paz dormirem, comerem e descansarem.

microfone profissional 4 (1)

 

Fizemos recentemente um protocolo com a Escola Nacional de Bombeiros, em termos de condução defensiva e condução fora de estrada.

Temos cá o kamov também, que veio para ajudar na proteção civil e no socorro dos bens da nossa região.

O objetivo seria conseguirmos trazer essa base de apoio logístico para Macedo de Cavaleiros e concentrarmos essa base, por ser um concelho central no distrito, juntamente com outras valências que já tínhamos com a Associação Humanitária de Bombeiros.

Será uma aposta. Estamos a tentar, e vamos ser se conseguimos.”

Duarte Moreno refere que este é um projecto tripartido e ainda não está decidido onde ficará localizado.

microfone profissional 4 (1)

 

“Precisamos de ver a disponibilidade de terrenos, de candidatar o projeto, de haver candidaturas próprias, disponibilidade financeira do próprio município e da Associação Humanitária.

É sempre um objetivo tripartido, juntamente com a Proteção Civil.”

A Base de Apoio Logístico servirá para acolher os bombeiros que vêm fazer face aos incêndios que se registem na região.

Um projeto que está a dar os primeiros passos para emergir na cidade de Macedo de Cavaleiros.

Informação ONDA LIVRE