Parque Micológico das Terras Trás-os-Montes será o único do país

Vai ser criado no distrito de Bragança o Parque Micológico das Terras de Trás-os-Montes, que será o primeiro do género em Portugal.

O projecto, que se desenvolve em parceria com Espanha e França, pretende valorizar os cogumelos silvestres e contribuir para um ordenamento florestal.

Esta iniciativa é promovida pelo Agrupamento Europeu ZASNET. A vice-presidente, Berta Nunes, acredita que este projecto vai ajudar a rentabilizar este produto:

 

microfone profissional 4 (1)

A responsável assegura que o parque micológico vai trazer vantagens à região, nomeadamente através do desenvolvimento do micoturismo e da criação de emprego.

O projecto vai aproveitar o que já está a ser feito pelas autarquias e associações dos 19 concelhos abrangidos pelo ZASNET.

 

 

microfone profissional 4 (1)

A candidatura para a integração na Rede Micosylva de Parques Europeus vai ser apresentada em Setembro ao Instituto Europeu de Micologia

O Parque Micológico das Terras de Trás-os-Montes é um dos projectos do Micosylva Plus, que desenvolve outras acções de promoção da micosilvicultura, e representa um investimento de 100 mil euros.

Informação CIR