Como prometido, a chegada do mês de agosto trouxe a reposição da possibilidade de o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Macedo de Cavaleiros poder contar com o apoio da especialidade de Medicina Interna.
Recordo que no passado dia 1 de julho, por decisão da ULS do Nordeste, que alegou, à data, a necessidade de ter um médico em permanência 24h/dia nos hospitais de Mirandela e Bragança.
Esta decisão fez com que, mesmo com um médico presente no hospital, em caso de necessidade de um diagnóstico mais profundo, o doente tivesse que ser deslocalizado para um dos hospitais vizinhos.
O presidente da câmara, Duarte Moreno, disse em comunicado que crê que “a disponibilidade manifestada pelos profissionais do Serviço de Medicina Interna no Hospital de Macedo de Cavaleiros”, justificação oficialmente dada pela administração hospitalar aquando do anúncio da reversão da decisão, seria a mesma caso tivessem sido consultados antecipadamente.
Duarte Moreno acrescentou ainda que este caso “veio provar que a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros não pode ser excluída quando se pensa na estratégia da Saúde no âmbito da ULS do Nordeste.
O novo mês trouxe o regresso à normalidade da SUB de Macedo de Cavaleiros, que pode contar novamente com o apoio da Medicina Interna, após um mês de interrupção no serviço.
A Câmara Municipal foi a primeira a reagir, ao confirmar a entrada da nova decisão em rigor, e manifestando o seu agrado por isso.
Escrito por ONDA LIVRE