Este sábado, pelo 17º ano Macedo de Cavaleiros comemorou as tradições populares.
O Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo da cidade celebrou os seus 37 anos de existência com mais um Festival de Folclore.
Desta vez foram convidados ranchos de Vagos, Póvoa de Varzim e da Lousã, que trouxeram outro dinamismo a este encontro.
E é justamente com o objetivo de partilhar experiências e saberes que se realiza o evento, diz Manuel Gomes, membro do Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo.
Duarte Moreno, presidente do município, esteve presente para entregar as fitas comemorativas aos grupos visitantes.
O autarca, que acompanhou recentemente o rancho macedense à Polónia, para mais um encontro Europeade, disse que se sente em família com os membros que integram o grupo.
Refere ainda a importância deste tipo de instrumentos para transmitir a cultura portuguesa, e em especial a transmontana, até porque o grupo se faz acompanhar de caretos de Podence.
Madalena Pinto faz parte do Rancho Folclórico de Fonte de Angeão, distrito de Aveiro.
Um grupo, que para além de se distinguir por trajar de igual, com o chamado traje domingueiro, tem outra particularidade, que é ter muitos jovens bailarinos a querer viver a tradição.
O Grupo Cultural e Recreativo de Macedo de Cavaleiros a assinar os seus 37 anos de existência com a realização do 17º Festival de Folclore, que juntou ranchos da zona norte e centro.
Escrito por ONDA LIVRE