Música tradicional prepara-se para invadir Terras de Cavaleiros

Para os adeptos de música tradicional, eis que está aí o XIV Festival Internacional de Música Tradicional, em Macedo de Cavaleiros.

Hoje e amanhã a Praça das Eiras vai encher-se de ritmos, alguns vindo do estrangeiro.

A cidade já se habituou ao evento musical. O presidente do município, Duarte Moreno, diz que este festival pretende representar o que há de bom na música tradicional, e destaca alguns nomes do cartaz.

microfone profissional 4 (1)

 

“Significa o que há de bom em termos de festival, em termos de música tradicional, e também internacional. Nós temos cá dois grupos, um grupo do Argentina, e um grupo espanhol. Depois temos os nossos grupos, grupos do nosso território como a dupla prodigiosa do o António Malta e do Mazeda, e temos os Muafa, o grupo cultural e recreativo. A partir daí fazemos arruadas com esses grupos todos e temos dois dias de muita música e muita atividade.”

 

O festival costumava realizar-se em setembro.

Este ano optou-se por adiantá-lo, e Duarte Moreno explica porquê.

 

microfone profissional 4 (1)

 

“Estava-se habituado a que no primeiro fim-de-semana de Setembro houvesse este festival internacional de música tradicional que se mudou para este fim de semana, que também não é fim de semana, é dia de semana para não prejudicar as festas das próprias freguesias, que se realizam no fim-de-semana. Isto acontece pelo facto de termos pessoas que nos requisitam, e também pessoas que são do nosso território, mas que habitam outras regiões do mundo, e que gostariam também de fazer parte e de assistir a esse festival.”

 

Começa hoje, e termina amanhã, o XIV Festival Internacional de Música Tradicional, em Macedo de Cavaleiros.

Quarteto Tango Querido vem diretamente da Argentina. Já Raúl Olivar, Quarteto Flamenco chegam da vizinha Espanha.

Também nomes nacionais em destaque, como os Andarilhos, e, a fechar o evento, os mirandeses Galandum Galundaina.

 

 Escrito por ONDA LIVRE