Foi esta tarde, em Cantanhede, que Macedo de Cavaleiros recebeu novo galardão ECOXXI, e por consequência, nova Bandeira Verde.
Relembro que este prémio é atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, e que recompensa os municípios pelas ações tomadas no ano anterior com vista ao desenvolvimento sustentável em áreas como a educação para a sustentabilidade e a qualidade do ambiente.
Carlos Barroso, vice-presidente da câmara, esteve presente na cerimónia de entrega de prémios. Destaca a qualidade da água da Albufeira do Azibo e o facto de as escolas macedenses terem o cunho de eco-escolas como boas ajudas para alcançar de novo este reconhecimento.
“Várias das questões que nos levaram até aqui, nomeadamente a qualidade da nossa água de abastecimento publico, assim como o facto de termos uma praia fluvial com Bandeira Azul, também as nossas escolas terem eco-escolas tudo isto contribuiu para que a nossa candidatura fosse aceite e que fosse erguida a Bandeira Verde e o diploma de eco-município.”
Carlos Barroso acrescenta que é um bom indicador de que o município está no bom caminho.
“Simplesmente, estamos no bom caminho em termos de preservação, manutenção dos nossos recursos em termos de divulgação de turismo sustentável tudo isto são itens que pontuam e portanto é sinal que somos reconhecidos exteriormente e por um galardão. Uma comissão independente avalia todas as candidaturas como o município que se recomenda em termos de boas práticas ambientais em vários itens.”
O município de Macedo de Cavaleiros voltou a ganhar a Bandeira Verde, que distingue as boas práticas tomadas a nível local para a educação para a sustentabilidade e a proteção do ambiente.
A Bandeira Azul, que atesta a qualidade da água da Albufeira do Azibo, a qualidade da água da rede pública e o rótulo de eco-escolas, que o município também tem, foram fatores preponderantes para esta nova atribuição.
Escrito por ONDA LIVRE