Em Mirandela, quem não apanhar dejetos de cães vai ser multado

Agora uma chamada de atenção para quem tem animais de companhia. Em Mirandela, a câmara municipal tem vindo a desenvolver uma campanha de informação e sensibilização contra os dejetos caninos.

Para os mais distraídos, as consequências podem vir a ser pesadas. É que o Regulamento de Gestão de Resíduos Urbanos, prevê que os donos ou acompanhantes de canídeos ou outros animais que não removam os dejetos, podem vir a ter de pagar uma multa que vai de 50 euros até ao salário mínimo nacional.

António Branco, presidente da câmara de Mirandela, avisa que a PSP vai começar a estar atenta a estas infracções, que tem tido muitas queixas na cidade

A limpeza dos dejectos de animais na via pública é considerada uma obrigação não só porque prejudicam a higiene dos locais públicos, mas também porque podem provocar doenças graves. A população em geral, e principalmente as crianças quando brincam em parques e jardins, estão assim sujeitas a inúmeras doenças transmissíveis pelos canídeos.

O autarca garante que não se trata de uma guerra contra os proprietários dos animais, mas antes um alerta.

Após diversas ações de sensibilização que decorreram durante todo o ano, a Câmara Municipal de Mirandela avisa que vai passar a aplicar o regulamento que prevê coimas que vão de 50 euros até ao salário mínimo nacional, ou seja, 505€, a quem não remova da via pública os dejectos dos seus animais de companhia

 

Informação CIR (Rádio Terra Quente)