Criança deficiente morre três horas após consulta médica

A Unidade Local de Saúde do Nordeste está a averiguar as circunstâncias que envolveram a morte de uma criança deficiente de 11 anos, no sábado, em Torre de Moncorvo, cerca de três horas após ter sido consultada por um médico no centro de saúde local.

A mãe da menor, Otília Martins, vai apresentar uma queixa às entidades de saúde competentes. Considera que o médico em causa não teve o cuidado que a situação exigia. A criança deu entrada na unidade hospitalar com dores de barriga, e Otília Martins garante ainda que a temperatura corporal da menina não passava muito dos 34 graus. O médico em causa acabou por receitar um medicamento para a garganta e recomendar a ingestão de um iogurte natural, para ajudar na flora intestinal. O que é certo é que ao chegar a casa, o estado da menor agravou-se, e perdeu os sinais vitais. A mãe prontamente contactou o INEM, que lhe pediu que fizesse massagem cardíaca e respiração boca-a-boca à filha até à chegada de socorro. O óbito acabou por ser declarado, e Otília Martins pediu a autópsia ao corpo da menor.

A autópsia para apurar as causas da morte foi realizada no Hospital da Guarda. O funeral realiza-se hoje às 13.30 horas, em Carviçais.

Informação CIR (Rádio Ansiães)