Advento Cristão viveu-se nas ruas macedenses

Ontem, a época do Advento Cristão viveu-se com mais intensidade nas ruas de Macedo de Cavaleiros.

Em vários pontos da cidade, recriou-se o primeiro ano litúrgico, que antecede o Natal.

O padre Eduardo Novo, em representação dos Jovens MIC, que participaram na organização do evento, realça o facto de a fé ter caminhado pelas ruas.

microfone profissional 4 (1)

“A beleza disto é a caminhada. E esta ousadia, de trazermos a fé às ruas da nossa cidade.

É a vontade de entrarmos na casa das pessoas, e de entrarmos no seu coração e nas suas vidas, com uma mensagem muito pessoal e muito própria característica, que não é nossa, mas de Deus.

E esta é a mensagem de esperança, deste tempo que vivemos de Advento. É um tempo de esperança, de luz, de expectativa. Mas uma expectativa na certeza de que Deus vem ao nosso encontro. E esta ousadia também de nos renovarmos interiormente, e juntos encetarmos esta iniciativa na nossa cidade, com som, luz, música e com os trajes. De revivermos esta narrativa, em que o Anjo anuncia a Maria que vai ser mãe, com todo o significado que tem para nós e na maneira como se projeta na própria ação e na fé.”

 

O padre Eduardo Novo faz ainda um apelo à reflexão e à renovação.

microfone profissional 4 (1)

“Será que é importante revivermos este espírito natalício? E o que é o espírito natalício?

Não será esta sensibilidade que temos? E é só agora que temos esta sensibilidade e esta preocupação?

Penso que não. Mas é uma oportunidade de, mais uma vez, pararmos e refletirmos, e nos deixarmos renovar.

Renovar-nos com este toque. E com esta sensibilidade, esta ousadia, de caminharmos pela ruas da nossa cidade é isso mesmo – deixar-nos tocar por este grande toque de Deus. Este toque que se enraizou nesta ousadia de sermos luz e de, juntos, construirmos esta coroa de luz, em que cada pessoa segurava na sua mão uma vela de luz.

E é isso que cada um de nós quer ser na humanidade com Deus. Sermos luzeiros, portadores de uma mensagem de esperança, de amor, de confiança. E o quão importante é acreditarmos uns nos outros e em Deus. Queremos acreditar.”

 

O assinalar do Advento Cristão, que desta vez se fez nas ruas macedenses, com pequenas representações que retratam o primeiro ano litúrgico.

A alegria do Natal cristão, partilhada com quem quis assistir e acompanhar com a luz simbólica de uma vela.

Escrito por ONDA LIVRE