O ANO DE 2014 EM REVISTA

2014 trouxe alterações no código da estrada, mas nem por isso moderou a velocidade, e passou a correr.

O início do ano trouxe boas notícias para o Serviço de Ortopedia, com a especialidade de artroplastias da anca e joelho a ter a atribuição três estrelas, correspondentes ao nível superior, e também a Unidade de AVC (Acidente Vascular Cerebral) foi distinguida, na área de Neurologia, que no ano anterior tinha ficado pelo nível intermédio.

Ainda em janeiro, já depois dos Reis, A Unidade Local de Saúde do Nordeste recebeu um perdão de dívida do Governo de mais de 18 milhões de euros no início de 2014, o maior de toda a região norte.

Fizeram parte de um bolo de mais de 420 milhões de euros que o Governo foi autorizado pela Troika a amortizar dos passivos de algumas unidades de saúde. Uma excelente prenda de ano novo, a juntar à previsão de manutenção do Serviço de Urgência de Macedo de Cavaleiros.

Os cogumelos estiveram na moda todo o ano, e começaram a espalhar-se pelos campos e pela gastronomia logo no primeiro mês.

A Feira da Caça e do Turismo teve direito a 20 mil visitantes, e em fevereiro o Entrudo Chocalheiro provou que continua a crescer, que trouxe 700 foliões a Terras de Cavaleiros.

No mês mais pequeno do ano, Nuno Aires assumiu o papel de presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro. E houve espaço para mais uma ApiOcasião, dedicada ao mel.

A galope, seguiu o ano. Em abril foram homenageados, a título póstumo, Alfredo Augusto Vaz, o presidente de junta macedense que mais anos teve de mandato.

Alfredo Augusto Vaz esteve na presidência da Junta de Freguesia pelo PSD, de 1983 a 2008, ano em que renunciou o mandato por motivos de saúde. Também a título póstumo foi homenageado António Gonçalves Pinto, que dedicou cerca de 36 anos aos serviços municipais.

Começava a chegar o calor, e chegava também a Bandeira Azul para a Praia da Pegada e a Praia da Ribeira, na Albufeira do Azibo. Estávamos em maio. No mesmo mês, Macedo de Cavaleiros recebeu ainda o Kamov – o helicóptero pesado de combate a incêndios florestais. Uma ajuda preciosa para os soldados da paz,       que este ano tiveram uma época mais calma.

Maio também foi mês de saúde, com o regresso à estrada da Unidade Móvel de Saúde, e com a realização da II Feira da Saúde.

Em junho, foi a vez da Mostra Agrícola, por onde passaram 3 mil pessoas. O futuro pode ser uma Feira Agrícola. Ainda estávamos em junho quando abriram as portas da Feira de São Pedro, pelo 31º ano, e que atraiu 80 mil pessoas.

Sem pular o mês, António Joaquim Ferreira, conhecido como “Pescadinha”, foi homenageado com uma fotobiografia intitulada “Do rapaz do acordeão ao dinossauro autárquico”, que liderou Macedo entre 1976 e 1994.

Em julho, novidades da Base de Apoio Logística (BAL). Vai nascer brevemente no coração do nordeste transmontano, e vai ser a segunda a nível nacional.

Continuou acesa a luta contra a Barragem de Foz-Tua, com queixas por parte dos ambientalistas. Não seria a última deste ano.

Agosto não foi a gosto, mas devolveu o Carviçais Rock ao Nordeste, depois de 6 anos de pausa. Não houve só música no oitavo mês do ano. Houve voleibol, no Azibo. A habitual final nacional, e a estreia do Torneiro Internacional WEZVA.

A meio do mês, a festa foi da Rádio Onda Livre. Que bom foi o 15 de agosto. Obrigado!

“Habemus Geoparque”, dissemos em Setembro, com o anúncio da UNESCO no Canadá, que trouxe o reconhecimento oficial ao Geopark Terras de Cavaleiros.

A encerrar o mês, os Caretos de Podence foram classificados como Património Imaterial de Interesse Municipal. Prepara-se ainda a candidatura a Património Cultural Imaterial de Portugal. Se o parecer for positivo, venha a UNESCO!

Em outubro, ainda se falava da vespa asiática, que tanto preocupou os transmontanos, e chegava o fungo aos castanheiros. Ainda sobre os castanheiros, começou a pairar o perigo da vespa da galha. Logo no mês de novembro, havia de chegar a mosca da azeitona. Só preocupações para os nossos agricultores.

A 18 de novembro, voltaram ao ativo as obras do Túnel do Marão, que tanta tinta fez correr em 2014.

Em dezembro, confirma-se – Bom ano para a Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros. Brilharete nos Regional de Kickboxing e igual exibição nos Nacionais. Para Trás-os-Montes com eles, vieram 8 títulos de campeões nacionais.

De 4 a 7 de dezembro, houve Smart Travel -pela primeira vez a conferência internacional esteve em Portugal, e Trás-os-Montes foi o local escolhido. Génios do Turismo e especialista mundiais em diversas áreas passaram por aqui.

A Unidade de Convalescença de Macedo de Cavaleiros, a única dos distritos de Bragança e Vila Real, não recebeu boas notícias em novembro, depois de algumas notícias menos boas ao longo do ano. Encerra hoje, sob o olhar atento da Comissão de Saúde Municipal.

Em dezembro, prenda de Natal para a Cercimac, em Macedo de Cavaleiros. Depois de um ano de espera, já está a funcionar e a receber utentes.

Escrito por ONDA LIVRE