A Unidade Local de Saúde do Nordeste vai criar a Via Verde Coronária, para dar prioridade aos casos de enfarte. Actualmente estão a funcionar as vias verdes do AVC, Sepsis e Trauma. Esta última vai também ser alargada às Urgências de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro.
O director Clínico da ULS do Nordeste, Domingos Fernandes, adianta que o objectivo é alargar estes atendimentos prioritários nos serviços de Urgência do distrito durante este ano.
“Pretendemos, obviamente, evoluir nas vias verdes e alargá-las. Não só na unidade hospitalar de Bragança e de Mirandela.
Iremos arrancar com uma Via Verde Coronária ,que será efetuada em parceria com uma unidade hospitalar que tenha hemodinâmica, como pretendemos alargar, de acordo com o que está normalizado, a via verde de trauma para as tipologias de médico-cirúrgica de Mirandela e de Macedo e Mogadouro.”
Em relação à Via Verde do AVC, que funciona apenas na Urgência de Bragança, o director clínico afirma que não há planos para ser alargada, devido às especificidades deste problema de Saúde. A melhoria do atendimento nesta área passa pela prioridade dada aos casos de AVC.
“Fazer com que sejam identificados precocemente nos serviços de urgência e sejam bem referenciados depois. Isso significa que seriam priorizados, porque nós muitas vezes temos AVC´s com baixa prioridade em termos de triagem de Manchester, que podem ser atribuídos no limite até com o verde, o que significa que vai haver doentes que vão ter um atendimento mais prioritário.
O que é que nós pretendemos, priorizar o atendimento nos outros serviços de urgência dessa tipologia dos doentes com AVC e encaminhá-los precocemente para um centro que efetue Trombólise, que é Bragança.”
Domingos Fernandes assegura que as vias verdes têm contribuído para aumentar a qualidade dos serviços, reduzindo custos.
“O atendimento prioritário e de acordo com protocolos adequados vai reduzir muito a mortalidade e a morbilidade destes doentes, trauma, AVC e sepsis.
Isso significa que vamos ter internamentos mais curtos, menor mortalidade e portanto associados obviamente à morbilidade também que é mais baixa, as complicações também são mais baixas, temos também a redução de custos.”
A ULS do Nordeste vai criar ainda este ano a Via Verde Coronária em Bragança e Mirandela para dar prioridade aos casos de enfarte e vai alargar a Via verde do Trauma a todos os serviços de Urgência do distrito.
Informação CIR (Rádio Brigantia)